Confira os principais resultados da segunda temporada do Rodando o Brasil Online

Comunicação IUPV - 21/07/2021 16:10

A segunda temporada do Rodando o Brasil Online, projeto realizado pela Vertex Pharmaceuticals em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, aconteceu entre os dias 17 de maio e 28 de junho de 2021. No total foram sete videoaulas realizadas toda segunda-feira, às 19h, com temáticas relacionadas ao quadripé de tratamento para a fibrose cística: atividade física, nutrição, fisioterapia respiratória e uso de medicamentos. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do Instituto no YouTube. Clique aqui para conferir.

Além de abordar assuntos variados relacionados à temática geral da temporada, cada videoaula contou com a participação de convidados diferentes para a apresentação dos conteúdos e debate. As mediações ficaram por conta da fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, que em algumas edições dividiu a condução com Cristiano Silveira, coordenador da Equipe de Fibra, diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Instituto e pai de um adolescente diagnosticado com fibrose cística.

Divulgação e alcance

No total, durante as sete transmissões, 425 pessoas assistiram ao vivo, sendo 278 familiares, 68 pessoas com fibrose cística, 44 profissionais da saúde, 23 estudantes e 12 membros de associações de assistência. No YouTube, até o dia 02 de julho de 2021, as videoaulas foram visualizadas 1.420 vezes e alcançaram mais de 5.500 pessoas. 

Todas as peças de divulgação das videoaulas foram publicadas nas mídias sociais do Unidos pela Vida, em grupos de whatsapp e facebook, com alcance total de quase 49 mil pessoas. 

Desafio de Fibra

Durante a primeira videoaula desta segunda temporada foi lançado o Desafio de Fibra para que toda a comunidade da fibrose cística do país começasse a se exercitar regularmente e com orientação. O objetivo da ação foi reforçar a importância da atividade física para a saúde de todos. Leonardo Napeloso tem fibrose cística e encontrou no desafio sua motivação para iniciar a prática de exercícios físicos.

“Após a primeira videoaula do projeto eu comecei a planejar meus treinos, melhorei minha alimentação e iniciei o fortalecimento muscular em casa. Sem dúvidas, o Rodando o Brasil Online foi uma fonte de inspiração e motivação incrível para todos nós. Vocês me inspiraram e saber que também posso inspirar outras pessoas é uma grande honra para mim. Gratidão.”

Para ver ou rever

O Instituto Unidos pela Vida e a Vertex Pharmaceuticals agradecem o trabalho da RSTcom comunicação e transmissão das videoaulas e todo o público que participou e acompanhou o projeto. Confira abaixo a lista com todas as videoaulas e os convidados desta segunda temporada do Rodando o Brasil Online.

Aula 1: A importância do quadripé de tratamento na fibrose cística | | Rodando o Brasil Online | Com a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak, o coordenador da Equipe de Fibra, Cristiano Silveira, e os fisioterapeutas Dr. Evanirso Aquino e Bruna Ziegler.

Aula 2: Rotina de tratamento de quem tem fibrose cística | Rodando o Brasil Online | Com Mariella Brighenti Bortoluzzi, diagnosticada com fibrose cística e educadora física, Thamiris Sabas, que também tem fibrose cística e é educadora física, Cristiano Silveira e Verônica Stasiak.

Aula 3: Nutrição como aliada indispensável na fibrose cística | Com a nutricionista Lenycia Neri e Verônica Stasiak.

Aula 4: O importante olhar para o cuidador de quem tem fibrose cística | Com as mães de fibra Débora Ferreira e Marise Basso Amaral, e Verônica Stasiak

Aula 5: Exercício físico enquanto aliado indispensável na fibrose cística | Com Cristiano Silveira, a educadora física, Inaê Cherobin, Lucas Oliva, pai de uma menina com fibrose cística, e o Felipe Espíndola, que também tem a doença.

Aula 6: Tratamento medicamentoso na fibrose cística | Com a pneumologista, Dra. Mônica Firmida, a biomédica diagnosticada com fibrose cística, Dra. Miriam Figueira e Verônica Stasiak.

Aula 7: Toda maratona começa com um primeiro passo | Com Cristiano Silveira e Verônica Stasiak.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco