Estudantes e profissionais da saúde participam do 3º Simpósio Paranaense Multidisciplinar de Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 17/10/2019 17:23

No dia 16 de outubro de 2019, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do curso de Graduação em Nutrição e o Programa de Pós graduação em Alimentação e Nutrição da instituição, realizou o 3º Simpósio Paranaense Multidisciplinar de Fibrose Cística.
O evento foi realizado no Auditório Gralha Azul do Campus Botânico da UFPR, em Curitiba/PR, e reuniu estudantes e profissionais da saúde que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a Fibrose Cística.
A programação teve início com a palestra Conhecendo a Fibrose Cística, ministrada pelo Dr. Carlos Antônio Riedi. Na sequência, o Dr. Vinícius Bednarczuk de Oliveira, que também é Gestor Científico do Instituto Unidos pela Vida, falou sobre Interação medicamentosa e importância da adesão ao tratamento para todos os participantes do evento. Ainda pela manhã, o Simpósio contou com a participação da Dra. Jocemara Gurmini, que ministrou a palestra Alterações gastrointestinais na Fibrose Cística.
O 3º Simpósio Paranaense Multidisciplinar de Fibrose Cística seguiu no período da tarde com a palestra Aspectos nutricionais para qualidade de vida, ministrada pela Dra. Cíbele Kopruszynski, que também fez parte da organização do evento.
“A realização do evento foi realmente algo muito importante para os estudantes e todos que estiveram presentes. Fiquei muito feliz com o convite para participar não só da organização, mas também como palestrante. Falei sobre algumas diretrizes e procedimentos da área da nutrição que são recomendados para a Fibrose Cística dentro da literatura científica. Também abordei os critérios recomendados para que as pessoas com a doença possam ter mais saúde e qualidade de vida. Para mim, foi uma grande honra e uma alegria ver não só os estudantes, mas também os familiares e pessoas com Fibrose Cística tendo a oportunidade de participar do evento. Esse foi um fator que significou muito para mim. Agradeço o comprometimento de todos e não tenho dúvidas de que o Simpósio foi um sucesso. Ouvi muitos comentários positivos sobre as palestras, o domínio sobre os assuntos abordados pelos palestrantes e também sobre a organização”, relatou a Dra. Cíbele.
A Dra. Mariane Canan também participou do evento com a palestra Questões pulmonares e aspectos da fase adulta e as pesquisadoras Janainna Vasco e Patrícia Shigunov fizeram parte da mesa Novas pesquisas paranaenses em Fibrose Cística, apresentando os trabalhos que estão realizando sobre o tema e inspirando os estudantes e profissionais presentes a também pesquisarem sobre a Fibrose Cística.
“Como também tive a oportunidade de participar do Congresso Brasileiro de Fibrose Cística, a minha sincera impressão sobre o Simpósio foi de que se tratou de um evento completíssimo, contemplando os principais assuntos relacionados à doença e com excelentes profissionais dentro de cada área. Foi um dia de completa imersão na Fibrose Cística”, ressaltou Janainna.
Fechando com chave de ouro o 3º Simpósio Paranaense Multidisciplinar de Fibrose Cística, a Psicóloga, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, ministrou a palestra Adesão ao tratamento na visão do paciente: investimento de tempo.
“Ver tanta gente aqui, esse auditório cheio, é algo que sempre me emociona. Levar mais conhecimento sobre a Fibrose Cística e inspirar profissionais e estudantes da área da saúde, que futuramente vão atender, diagnosticar e poder ajudar pessoas com a doença a terem mais saúde e qualidade de vida, é um dos grandes objetivos do Instituto desde a sua criação. Agradeço imensamente a UFPR, o time do Unidos pela Vida e todos que participaram do evento. Ano que vem faremos um Simpósio ainda maior, trazendo mais palestras e áreas para que todos que querem saber mais sobre a Fibrose Cística possam participar e ampliar seus conhecimentos sobre a doença”, disse Verônica.
Depoimentos
O Milton Martins Cenedesi é estudante do curso de Farmácia na Faculdade Paranaense (FAPAR) e foi um dos participantes do 3º Simpósio Paranaense Multidisciplinar de Fibrose Cística.
“Fiquei sabendo após uma divulgação na faculdade e não pensei duas vezes em participar. Antes do Simpósio, não tinha nenhum conhecimento sobre a Fibrose Cística, apenas sobre Fibromialgia em uma aula de Hematologia. Como comentaram durante as falas, a doença é realmente intrigante e um desafio para os estudiosos e médicos. Eu tenho uma farmácia e foi muito bom ter participado. Todas as palestras foram excelentes e me despertaram o interesse em fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema. Além disso, ver a coragem e determinação da Verônica e todo o trabalho que está fazendo foi um dos melhores momentos do evento para mim”, contou Milton.
A Josiane Carneiro também é estudante de Farmácia e estuda no Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) e afirmou que o evento trouxe mais energia para seguir estudando sobre a Fibrose Cística.
“Sou aluna do professor Vinícius, um dos palestrantes, e ele me fez ter mais interesse pelo assunto. Tive a oportunidade de participar desse Simpósio maravilhoso, saí do evento com a minha cabeça borbulhando com todas as informações que recebi e muito feliz por agora ter todo esse conhecimento e a capacidade de ajudar as pessoas. Por mais que, como futura farmacêutica, eu não possa afirmar um diagnóstico, eu posso encaminhar, direcionar, informar e ajudar as pessoas. É uma profissão que tem muito contato com os pacientes e nos dá essa oportunidade de fazer a diferença no universo da Fibrose Cística. Também gostaria de agradecer imensamente a Verônica, uma mulher de fibra, um exemplo de vida e que sempre me emociona. Ela me deu energia e aumentou minha vontade de pesquisar a doença. Parabéns para todos”, finalizou Josiane.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco