Saiba como foi o 1º Simpósio Paranaense de Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 04/10/2015 13:25

simpoDurante todo mês de setembro, o Instituto Unidos pela Vida realizou com apoio de diversos parceiros e associações de assistência, o 2º Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística. Ao todo, 26 cidades do país receberam atividades presenciais em prol da divulgação da doença, além de todas as ações virtuais realizadas diariamente. E, para encerrar esse período com chave de ouro, o Instituto organizou no dia 29 o 1º Simpósio Paranaense de Fibrose Cística, em Curitiba-PR, sua cidade sede..

O evento aconteceu no Salão de Atos e,durante todo o dia, centenas de estudantes, profissionais da saúde e demais interessados puderam aprender ainda mais sobre a Fibrose Cística através das aulas de renomados palestrantes.

Para dar início às programações, a psicóloga e diretora geral do Instituto Unidos Pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk, falou sobre a importância de conhecer a Fibrose Cística e diagnosticá-la rapidamente.. Durante sua apresentação, compartilhou sua história pessoal exatamente no dia em que completou 6 anos de diagnóstico de Fibrose Cística e explicou a atuação do o Instituto Unidos Pela Vida em prol da causa no país.

simpo2Em seguida, o pneumologista Dr. Carlos Antônio Riedi, do Hospital de Clínicas do Paraná, explicou o que é a Fibrose Cística e quando devemos suspeitá-la. Na sequência,, a Dra. Mouseline Torquato Domingos, chefe do laboratório do Centro de Pesquisas da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional e coordenadora do serviço de triagem neonatal do Paraná, explicou aos participantes sobre o Programa Nacional de Triagem Neonatal, demonstrando que a identificação da Fibrose Cística pode acontecer no Teste do Pezinho e ser confirmada através do Teste do Suor. .

Para encerrar as atividades da manhã, a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Mirella Neves, falou sobre o papel nutricional na FC e a importância de acompanhar os pacientes com Fibrose Cística, e da dieta hipercalórica. Na sequência, todos os palestrantes da manhã responderam as perguntas dos participantes, complementando o aprendizado.

Começando as atividades do período da tarde com animação, o mestre de cerimônias Tino Viana, do Rotary Club Água Verde,, fez uma série de alongamentos com os participantes. Em seguida, a fisioterapeuta Augusta Stofella, da Associação Paranaense de Assistência à Mucoviscidose – AAMPR, iniciou sua palestra falando sobre aimportância da fisioterapia diária no tratamento de quem tem Fibrose Cística.

simpo3A educadora física do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Inaê Cherobin, falou em seguida para os participantes sobre o quão fundamental é a atividade física para quem tem Fibrose Cística (e para quem não tem também!).

A penúltima palestrante foi a Enfermeira Arlene Santos, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que trouxe conhecimentos sobre o papel da Enfermagem na Fibrose Cística e a importância da adesão correta ao tratamento, interagindo com o público e perguntando: quando falamos de Fibrose Cística, qual a palavra que lhe vem à cabeça?.

Por fim, o Dr. Salmo Raskin, grande parceiro e amigo do Instituto Unidos Pela Vida, geneticista, Mestre e Doutor em Genética Médica, falou sobre alterações genéticas, diagnóstico molecular e perspectivas futuras para quem tem Fibrose Cística, encerrando com chave de ouro este grande dia de aprendizados.

simpo4Para nós, do Instituto Unidos pela Vida, foi maravilhoso poder contar com o apoio de todos os palestrantes, do Rotary Club Curitiba – Água Verde, do Rotaract, do Salão de Atos – IMAP, da Secretaria Municipal de Saúde, do superintendente José Alcides Marton e da Secretária Mirella Prosdócimo, ambos da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e, claro com todos os participantes que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Fibrose Cística e que, a partir de agora, poderão atuar conosco na nossa missão de torná-la conhecida no país, contribuindo para a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida.

Confira alguns depoimentos de participantes:

“Estão todos de parabéns. Organização nota mil, pessoas acolhedoras, assuntos bem esclarecidos. Continuem com esse empenho e desejo de continuar ajudando a muitos. Espero algum dia fazer parte dos voluntários.” Talita Nunes, Estudante de Biomedicina.

“Considerei muito agregador, claro e objetivo, a qualidade das palestras era gigantesca e o domínio do assunto era visível. Adorei e com certeza participaria de outros e convidaria amigos. Parabéns!” Anna Lenzi Costeira, Enfermeira.

“Obrigada pela oportunidade e pelo projeto! Estão de parabéns pelo empenho. Desde a recepção pude ver o objetivo do projeto sendo realizado com muito carinho. Os palestrantes, o lugar e a organização também merecem minha admiração. Espero ter mais oportunidades como esta!” Loany Prado, estudante de enfermagem.

“Foi muito produtivo, eu mesmo não sabia sobre a doença e fiquei sabendo no dia do evento. Parabéns pela organização, pontualidade do horário.” Paula Muniz, estudante de enfermagem.

E você, não pode ir? Fique atento às nossas redes e participe dos próximos eventos!

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco