Equipe de Fibra em Salta: Andressa Suellen

Comunicação IUPV - 09/10/2018 11:37

Andressa Suellen Batistão tem 26 anos e é uma das representantes da Equipe de Fibra nos IX Jogos Latino-americanos para Transplantados. A competição será realizada em Salta, na Argentina, entre 30 de outubro e 4 de novembro de 2018.
O diagnóstico da Fibrose Cística
A Andressa Suellen, uma das nossas atletas de fibra, mora em Praia Grande, cidade localizada no litoral do estado de São Paulo. Desde seus primeiros dias de vida Andressa sofria com falta de ar, dificuldade para ganhar peso e muita febre. Esses sintomas foram tratados como asma e bronquite por muito tempo. Porém, aos 8 anos de idade, o diagnóstico correto finalmente foi feito: Andressa tem Fibrose Cística.

O diagnóstico foi feito por um pediatra do Sistema Único de Saúde (SUS) de Franco da Rocha/SP, cidade onde Andressa morava na época. Ele notou a repetição dos sintomas, juntou todas as peças e desconfiou que os sintomas poderiam indicar Fibrose Cística. Para confirmar, ele solicitou  a realização do Teste do Suor. Deu positivo.
A espera pelo transplante
Após o diagnóstico, Andressa foi encaminhada para a equipe da Unicamp que trabalha com a doença e iniciou seu tratamento com o Dr. Fernando Ribeiro. “Fiquei na Unicamp até os 17 anos. Eu vivia uma vida normal, mas usava oxigênio”. Com o passar do tempo, os antibióticos já não faziam mais efeito no organismo de Andressa. Em 2012, passou a utilizar oxigênio 24 horas por dia e, por conta disso, foi encaminhada para a fila de transplante.

Andressa esperou pelo transplante durante 1 ano e meio. O procedimento foi realizado quando ela tinha 23 anos, em abril de 2014. Depois do transplante, ela faz tudo que sempre sonhou fazer e leva uma vida praticamente normal, apesar de ainda precisar de cuidados médicos, remédios diários e consultas regulares.
Atividade física fazendo parte da rotina
Para se exercitar, Andressa escolheu a academia, espaço que frequenta todos os dias para fazer musculação, aulas funcionais e correr. Toda essa disposição motivou seu irmão, que estava acima do peso e começou a gostar de correr ao ver Andressa praticando o exercício. Agora, ele é muito mais saudável. “Fico feliz quando as pessoas falam que sou a motivação delas. É isso que quero passar para todos, pois já sofri muito, passava mais tempo internada do que em casa e hoje estou bem”, ressaltou Andressa.
Veremos a Andressa em Salta!
Desde que foi convidada para participar dos  IX Jogos Latino-americanos para Transplantados, Andressa intensificou os treinos. “Sempre treinei musculação sem compromisso, apenas pela saúde. Mas quando fui convidada para os jogos de Salta, comecei a treinar mais sério. Iniciei os treinos de corrida há 4 meses e faço musculação funcional, circuitos educativos, corrida na pista e participo de provas de rua”, afirmou Andressa.
Apesar da ansiedade, Andressa está se preparando da melhor maneira possível para ter o melhor desempenho em Salta. “Estou confiante que farei o meu melhor nos jogos. Não tive muito tempo para treinar, mas vou me esforçar bastante pelo melhor resultado. Vou correr os 5.000 metros e talvez os 1.500 metros também. A expectativa é grande”.
Nossa atleta de fibra já participou de 7 corridas de rua desde que foi convidada para participar dos IX Jogos Latino-americanos para Transplantados e seguirá os treinamentos até a data da competição. Temos certeza que representará muito bem nossa Equipe de Fibra. Estamos na torcida por você, Andressa!

Por Kamila Vintureli
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco