Conversando sobre saúde mental na fibrose cística

Comunicação IUPV - 04/05/2022 14:56

A terceira temporada do Rodando o Brasil Online, projeto realizado pela Vertex Pharmaceuticals em parceria com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, teve sua videoaula de estreia realizada em 02 de maio. Com a temática Conversando sobre saúde mental na fibrose cística, a transmissão contou com a apresentação da nossa fundadora e diretora executiva, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, e participação da psicóloga Simone Scheibe e da Daniele Soares, diagnosticada com fibrose cística.

Antes do início da conversa sobre o tema, a videoaula foi aberta com a transmissão de um depoimento enviado pela psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe, centro de tratamento infantil para fibrose cística do Paraná, Angelita Wisnieski da Silva. No vídeo, ela ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental no cenário da fibrose cística. Clique aqui para ver.

Na sequência, a psicóloga Simone Scheibe falou mais sobre o contexto social que estamos vivendo e como ele pode impactar na saúde do nosso corpo e mente, além de abordar estratégias de enfrentamento para que pessoas com fibrose cística e familiares consigam conviver com o conjunto de emoções e sentimentos provocados por vários aspectos da vida.

“Precisamos pensar sobre a nossa maleta de ferramentas no dia a dia, onde buscar ajuda para lidar com todas as situações que chegam junto com o diagnóstico de uma doença rara como a fibrose cística”, explicou Simone. 

Ela também falou sobre a importância da realização de técnicas de respiração e sobre o recurso “Meu sol”. “Existem pessoas e estratégias que podem ajudar a tornar essa jornada mais tranquila. Ter ou não saúde mental não é algo que surge do dia para a noite, por isso, precisamos desse apoio, seja familiar, com um profissional da saúde capacitado ou de atividades que tragam a sensação de realização e pertencimento.”

A psicóloga ainda reforçou que o vínculo e a conexão com a rede socioafetiva, o compartilhamento de sentimentos com alguém significativo, a criação de uma conexão com as próprias necessidades e definir um sentido e propósito para a vida são aspectos importantes e que ajudam no cuidado com a saúde mental.

Vivendo com fibrose cística

Daniele Soares tem 24 anos, foi diagnosticada com fibrose cística aos 16 anos e é estudante de Farmácia. Ela participou da videoaula e compartilhou sobre os cuidados que segue em seu dia a dia para enfrentar os desafios apresentados pela doença e se manter bem, física e emocionalmente.

“Quando eu percebi que estava cuidando de tudo, menos da minha saúde, foi quando uma chave virou na minha vida e decidi que precisava me cuidar para poder ver o legado de tudo que estava construindo”, afirmou. Foi neste momento que Daniele começou o acompanhamento com uma psicóloga. “Dentro da terapia o meu universo social se expandiu, passei a conhecer o Instituto, outras pessoas com fibrose cística e criar dentro de mim essa sensação de pertencimento, aspecto tão importante para manter a saúde mental em dia.”

Você pode conferir o depoimento completo da Daniele e a videoaula Conversando sobre saúde mental na fibrose cística na íntegra no link abaixo. A próxima transmissão do Rodando o Brasil Online acontece no dia 09 de maio (segunda-feira), às 19h15, com a videoaula Educação em saúde: Por que o autoconhecimento é tão importante na fibrose cística?, que terá a participação da pneumologista Dra Mariane Canan e da mãe de fibra Mariana Camargo. Acompanhe ao vivo clicando aqui.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco