Cuide da sua saúde bucal e fique longe das bactérias!

Categoria: Notícias - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 10 de dezembro de 2019

Alguma vez na sua vida você já ouviu que a sua saúde começa pela boca, não é verdade? Isso vale para todo mundo, inclusive para as pessoas diagnosticadas com Fibrose Cística. É muito importante realizar a escovação dos dentes e cuidar da saúde bucal, independente de você ter ou não uma doença crônica.

A falta de cuidado com a saúde bucal pode gerar vários problemas, como o biofilme dental, uma placa transparente e grudenta que se forma nos dentes. Nessa placa, além de acumular alimentos, também podem acumular as temidas bactérias. A luta das pessoas com Fibrose Cística contra esses micro-organismos é diária, sempre cuidando para não permanecer em locais fechados e utilizando álcool em gel. Então, assim como afastamos as bactérias das nossas mãos e vias áreas, também devemos afastá-las da nossa boca.

Mas como fazer isso? O primeiro passo é sempre realizar uma excelente escovação e não esquecer de passar o fio dental. Assim, seus dentes ficarão limpos e longe das cáries, evitando problemas como gengivite e doença periodontal. Além disso, não podemos esquecer de higienizar a língua, pois os resíduos acumulados nessa área da boca também podem ser um meio de cultura bacteriana.

É importante ter em mente que, apesar da boa escovação após todas as refeições ser essencial, também precisamos consultar um profissional da área de maneira regular. No caso das pessoas com Fibrose Cística, a orientação é que o acompanhamento com um cirurgião dentista seja realizado a cada três meses.

Outra dica importante para as pessoas com a Fibrose Cística é relacionada à escova de dente. Caso seja possível, troque sua escova dental por uma nova mensalmente e evite armazená-la em lugares fechados. O ideal é sempre deixá-la em local aberto e longe do vaso sanitário.

Em caso de dúvidas, procure sempre o seu dentista para esclarecimentos. Ele poderá lhe dar mais informações sobre os cuidados necessários para se ter dentes saudáveis e mais saúde bucal, ficando longe das bactérias.

Fonte: Entrevista realizada com a Dra. Priscila Moreira Bertoncini, Cirurgiã Dentista, Ortodontista e Pós-Graduada em Odontologia Hospitalar, ao site do Unidos pela Vida em 03 de outubro de 2017. Acesse em https://unidospelavida.org.br/vamos-escovar-os-dentes/

Revisão: Dra. Priscila Moreira Bertoncini.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui