45 eventos em 36 cidades marcam o Setembro Roxo 2018

Comunicação IUPV - 03/10/2018 10:27

O Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística foi um sucesso novamente! A campanha organizada pelo Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, em parceria com voluntários e associações de assistência de todo o Brasil, contou com 45 eventos em 36 cidades brasileiras.
Em 2018, a temática da campanha apresentou a relação entre os principais sintomas da Fibrose Cística e as peças de um quebra-cabeça, que sozinhas não representam muita coisa, mas juntas podem significar algo muito maior, como a Fibrose Cística.

Durante todo o mês de setembro, as peças e vídeos desenvolvidos para a campanha estiveram em outdoors, sites, revistas e jornais de todo o país. Toda essa mobilização gira em torno de um grande objetivo: tornar a Fibrose Cística mais conhecida no país, contribuindo para o diagnóstico precoce da doença, para a busca do tratamento adequado e também para a melhora da qualidade de vida das pessoas diagnosticadas.  
Destaques da programação
Diversos tipos de atividades, como caminhadas, corridas, piqueniques e palestras, foram realizadas em todo o país por voluntários e associações de assistência. No Rio de Janeiro, a Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose  (ACAM-RJ) realizou a 2º Pedalada de Fibra e uma Caminhada Pela Divulgação da Fibrose Cística.
Para Cristiano Silveira, Presidente da ACAM-RJ e pai do Pedro, que tem Fibrose Cística, a realização dos eventos presenciais em todo o país é essencial para a divulgação da doença no país.

“No Rio de Janeiro, abrimos o Setembro Roxo 2018 com a pedalada da Equipe de Fibra. A ideia é repetir essa ação durante o ano todo, sempre buscando atrair mais pessoas. O que buscamos é diversificar as atividades e contribuir para a divulgação da Fibrose Cística em nossa região e em todo o Brasil”, afirmou Cristiano.
Em Curitiba, três eventos marcaram o Setembro Roxo 2018. Uma ação de divulgação da doença foi realizada em 23 de setembro na Arena da Baixada durante o jogo entre Atlético Paranaense e Paraná. Além disso, em 28 de setembro, aconteceu o II Simpósio Paranaense de Fibrose Cística e em 30 de setembro, fechando o Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística na cidade, aconteceu a 3º Corrida do Fogo, atividade realizada pelo Corpo de Bombeiros de Curitiba e que apoiou o Setembro Roxo pela primeira vez este ano.
São Paulo também contou com várias atividades durante a campanha. Ações de divulgação se iniciaram em 10 de setembro, na Defensoria Pública do Estado, na unidade de Santo Amaro. Em 15 de setembro a Jornada Pedagógica e Atividades de Divulgação da Fibrose Cística no Colégio Nova Era também fez parte do Setembro Roxo na cidade. E para finalizar com chave de ouro a participação de São Paulo na campanha, em 16 de setembro foi realizada uma caminhada na Avenida Paulista, atividade que contou com a participação de centenas de pessoas.
A cidade de Barbacena foi uma das estreantes na campanha e realizou um evento incrível com o apoio da Página Mina de Fibra, da Unimed, da UNIPAC e da vereadora Vânia de Castro. A Renata Assis é mãe da Daniele, que tem Fibrose Cística e afirmou que foi um grande prazer fazer parte do Mês de Conscientização da Fibrose Cística. “Muitas pessoas nos ajudaram na organização e foi tudo maravilhoso! Todos se envolveram e abraçaram a causa com muito amor e carinho”, afirmou Renata.
Setembro Roxo 2018 na mídia
Veículos de comunicação de todo o país toparam a parceria e ajudaram na divulgação da Fibrose Cística este ano. Quinze emissoras de televisão, com alcance nacional e regional, veicularam o vídeo da campanha que também está disponível em nossa página no Facebook para todos que quiserem assistir e compartilhar, alcançando quase 60 mil pessoas em apenas um mês.

O spot de rádio da campanha também foi veiculado durante todo o mês em rádios de todo o país, que também realizaram entrevistas com representantes do Unidos Pela Vida, ajudando na divulgação da Fibrose Cística. Em portais online, o alcance foi ainda maior. Dezenas de sites divulgaram a campanha e os eventos presenciais que ocorreram pelo Brasil.
Os materiais da campanha, como cartazes, outdoors e flyers também ganharam espaço em Unidades de Saúde, Hospitais e nos ônibus que fazem parte do transporte público de Curitiba, fortalecendo mais uma vez a parceria com a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs).
O esporte abraçou a causa!

Vários times de futebol brasileiros abraçaram o Setembro Roxo e divulgaram a campanha durante os jogos este ano. Além de transmitir o vídeo da campanha nos telões da Arena da Baixada na partida entre Atlético Paranaense e Paraná, o clube também iluminou o estádio de roxo em 23 de setembro.
O Palmeiras também entrou na campanha e transmitiu o vídeo nos telões do Allianz Parque na entrada e no intervalo do clássico entre Palmeiras e Corinthians e também na partida entre Palmeiras e Cruzeiro. O Internacional também fez sua parte e iluminou o Beira Rio de roxo em 7 de setembro.

O Fortaleza e o Ceará também abraçaram a causa com muito carinho e divulgaram a campanha. Os atletas entraram em campo com a camiseta oficial do Setembro Roxo 2018 e permaneceram com ela durante a execução do hino nacional brasileiro.
O trabalho continua!
O Setembro Roxo é o Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística! Mas o trabalho do Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística é feito com muita dedicação durante todo o ano. Acesse o nosso site www.unidospelavida.org.br e conheça todas as ações, projetos e atividades realizados pelo Instituto!
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Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

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