Setembro Roxo agora é lei municipal em Linhares/ES

Comunicação IUPV - 14/12/2020 05:42

A prefeitura da cidade de Linhares, no Espírito Santo, instituiu por meio da Lei nº 3.942/2020, setembro como o mês dedicado para ações de divulgação da fibrose cística, oficializando o Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística na região.

Essa conquista só foi possível graças ao trabalho do time da Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (AFICES). De acordo com Rosiene Conti, membro da associação e mãe de fibra, a ideia surgiu em agosto de 2020, durante as consultas públicas dos medicamentos Kalydeco e Orkambi.

“Neste período a AFICES liderou um movimento importante em todo o Espírito Santo para buscar apoio nas consultas públicas, tanto da população quanto de representantes do governo. Foi neste momento que resolvi colocar esse sonho de tornar o Setembro Roxo lei municipal na minha cidade, Linhares, em prática. Tive todo o apoio dos vereadores e do prefeito, que já conheciam a causa por conta da corrida e caminhada que realizamos em 2019. Sem dúvidas, é uma grande conquista para nós.”

Durante o Setembro Roxo de 2019 a AFICES realizou a Corrida e Caminhada da Fibrose Cística de Linhares/ES, que contou com a participação de 200 pessoas, entre atletas profissionais, amadores, familiares e pessoas com fibrose cística. Em 2020, por conta da pandemia, o evento não foi realizado presencialmente, mas ao lado do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística e de outros parceiros, a associação promoveu a primeira edição da Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística.

“Acredito que tornar o Setembro Roxo lei municipal foi uma vitória que abrirá os caminhos para realizarmos eventos e ações ainda maiores de conscientização sobre a doença na região. Seguiremos trabalhando para tornar a fibrose cística mais conhecida e auxiliar todos que estiverem em busca do diagnóstico e do tratamento adequado para a doença.”

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco