Sinta-se. E agradeça.

Instituto Unidos pela Vida - 28/09/2011 08:00

Feche os olhos e perceba a beleza da escuridão. Note como seus outros sentidos ficam mais aguçados, os sons parecem ter mais vida, enquanto as cores sumiram e se transformaram em um único tom de preto. Agora, com os olhos abertos, agradeça por poder optar por este momento, por poder escolher “fechar os olhos e ver a escuridão”, e logo em seguida enxergar tudo à sua volta.
Prenda sua respiração por poucos instantes. A agonia e o desconforto no peito começam a surgir e imediatamente você pode voltar a inspirar e espirar tranquilamente. Como é maravilhosa esta sensação. Fazemos isto de forma tão automática que não percebemos a movimentação do tórax, nem tão pouco o próprio ar entrando e saindo. Abane-se com uma folha. Você o sente, mas não pode vê-lo. Agradeça por ele existir e por você não precisar de artifícios para recebê-lo. Mas, quando e se os precisar, agradeça também à tecnologia por fabricar algo que substitua-o e que te mantenha respirando.
Dobre suas pernas. Note a máquina perfeita que te leva para onde deseja, que te sustenta, que te mantém de pé e firme em todos seus momentos. Agora, fique em pé apenas com uma das pernas. Um pouco mais difícil, mas não é impossível. Hora de agradecer pela capacidade de ficar em pé sozinho, sentar, deitar, ir aonde quiser sem precisar pedir ajuda. Nossas pernas e nossos pés estão sempre à postos e nós nunca nem lembramos disso. Mais uma atitude “automática”. Contudo, se a ajuda do outro for necessária, agradeça por ter a quem pedir ajuda, ou ao aparelho que te leva aonde quer.
Abrace quem você ama e perceba o quão perfeito é poder colocar aquela pessoa próxima do seu coração. Como pode! São dois braços que estão ali sempre, são dez dedos perfeitos que te ajudam o dia todo, que seguram outras mãos que tem o mágico poder de te revigorar. E nós nem sequer agradecemos à eles.
Sinta-se. E agradeça por tudo o que tens. Não falo de bens materiais. Falo de você. Agradeça pelo ar que respira, pelos braços que abraçam, pelas pernas que te movem, pelos olhos que vêem o belo.
Problemas? Todos temos. Cada um do seu jeito, do seu tamanho, com seu fardo. Mas todos nós, sem sombra de dúvidas, temos milhares de motivos para agradecer. Duvida? Eu cito um: Você está vivo. E isso é um bom motivo para ser feliz e agradecer. E para criarmos forças para lutar contra o que nos entristece.
Verônica Stasiak
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco