Sintoma da fibrose cística e outras doenças respiratórias: saiba mais sobre a tosse crônica
Comunicação IUPV - 15/10/2024 09:52A fibrose cística é uma doença genética rara e ainda sem cura, resultado da disfunção da proteína cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR). Essa alteração faz com que toda a secreção do organismo fique mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação e causando diversos sintomas, como a tosse crônica.
No sistema respiratório, essa disfunção da proteína CFTR torna o muco de quem tem fibrose cística mais grosso, o que acaba bloqueando os canais dos brônquios e causando dificuldades para respirar, infecções respiratórias e tosse crônica.
Como identificar a tosse crônica?
De acordo com a Global Allergy & Airways Patient Platform (GAAPP) (na tradução livre para o português, Plataforma Global de Pacientes com Alergia e Problemas Respiratórios), a tosse crônica é caracterizada por uma tosse persistente e que dura quatro semanas ou mais em crianças, e oito semanas ou mais em adultos.
Isso significa que, ao notar esse sintoma em você ou em alguém próximo, é preciso buscar ajuda médica imediata. No caso de suspeita da fibrose cística, além da tosse crônica, outros sintomas podem ser apresentados por quem tem a doença, como as pneumonias de repetição, suor mais salgado que o normal, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.
Clicando aqui você encontra uma lista com os locais que realizam o Teste do Suor no Brasil, exame considerado como padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística.
Outras causas da tosse crônica
Além de ser um dos principais sintomas da fibrose cística, a tosse crônica também pode indicar outras doenças que afetam o sistema respiratório, como a asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Para tornar o tema ainda mais conhecido mundialmente, a GAAPP definiu o dia 15 de outubro como o Dia Mundial da Tosse Crônica. Por meio de conteúdos didáticos e confiáveis sobre o tema, a organização busca incentivar que a população fique mais atenta a esse sinal e busque ajuda médica adequada de forma mais rápida. Saiba mais sobre a campanha em pt.gaapp.org/wccd2024.
Por Kamila Vintureli
Referências
https://pt.gaapp.org/wccd2024/
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.