Um otimista incorrigível

Instituto Unidos pela Vida - 17/08/2010 05:02

Recebi este e-mail do meu amigo e parceiro do Unidos pela Vida, Cristiano Silveira. É um pequeno trecho da emocionante entrevista com o ator Michael J. Fox, dada à Revista Veja e publicada na edição 2141 de 2 de Dezembro de 2009. Michael Fox tem Parkinson. Pela nossa descrição, ele não é uma “Pessoa de Fibra”, já que chamamos assim os portadores de Fibrose Cística… Mas ele é dos nossos e tem muita fibra sim!

Para os que tiverem interesse em comprar o livro “Um otimista incorrigível”, está em promoção no Site da Submarino por R$14,90! 😉

“O Parkinson não me vence”

O ator canadense, diagnosticado com a doença há dezoito anos, fala do longo caminho que percorreu para reconstruir sua vida e manter o otimismo no dia a dia.

Michael J. Fox se tornou um dos atores mais populares de Hollywood nos anos 80 ao estrelar a trilogia D volta para o Futuro. No auge da carreira, em 1991, intrigado com o tremor em um dos dedos da mão, foi ao médico e recebeu o diagnóstico de Parkinson, doença degenerativa do sistema nervoso. (…) Fox lançou sua autobiografia, que acaba de chegar às livrarias brasileiras com o título Um Otimista Incorrigível.

O que é mais importante para aprender a conviver com o Parkinson ou outra doença grave?

O mais importante é aprender a viver o momento. Tenho uma teoria: imagine uma pessoa doente que sofre um acidente e vive com medo de que o pior cenário se materialize. Esse medo se torna uma obsessão que toma conta de sua mente. Se, por infelicidade, o pior cenário se tornar real, essa pessoa viverá o mesmo drama duas vezes. Claro que devemos ser realistas e aceitar as circunstâncias, mas acho que, mesmo diante de uma situação dramática, há muitos motivos para ter pensamentos positivos. Muito do que aconteceu no ano passado durante as eleições americanas foi decorrente do otimismo em sua forma mais pura. Milhões de eleitores que votaram no Partido Democrata estavam reunidos por acreditar em uma mudança efetiva no rumos dos Estados Unidos, de seu povo e do mundo. O presidente Barack Obama chamou esse sentimento de uma urgência feroz do agora. Sua mensagem dizia que era preciso lidar com os problema que estão à frente em vez de se preocupar com o passado ou ficar com medo do que possa acontecer no futuro.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco