Unidos pela Vida participa de Jornada Multidisciplinar e realiza Ciclo de Palestras em São Paulo

Instituto Unidos pela Vida - 16/08/2017 17:00
No último dia 12 de Agosto, em São Paulo, o Instituto Unidos pela Vida participou pela manhã do “Own Event de Adesão ao Tratamento” realizado pela Roche Farmacêutica. Na oportunidade, nossa diretora e fundadora Verônica Stasiak Bednarczuk falou sobre a visão do paciente no tratamento da Fibrose Cística, relatando como é sua rotina de adesão, bem como alguns conceitos importantes sobre o tema.
“Nós precisamos entender a adesão como investimento de tempo para realização de algo maior, e não como tempo gasto. A adesão é um processo compartilhado por pais, cuidadores, profissionais, e precisa ter participação ativa do paciente, que é deve ser o principal interessado em ficar bem”.
O evento contou com a presença de profissionais da saúde de todo Brasil, e teve palestras de profissionais como Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos.
À tarde, o Instituto realizou o 6º Ciclo de Palestras sobre Atividade Física na Fibrose Cística, na ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, apoiadora oficial do evento. O evento, patrocinado pela Jotabasso e Qualyprint, tinha como principal objetivo demonstrar através do exemplo a importância da atividade física na FC, bem como conhecer a importância científica desta prática.
Dr. Jefferson Veronezi, fisioterapeuta de Porto Alegre, abriu o evento falando sobre a importância da fisioterapia e das principais técnicas utilizadas, e do quão importante é associar a atividade física ao tratamento da FC. Depois, o educador físico Rodrigo Troyack explicou os mecanismos do nosso organismo e o que acontece quando praticamos atividade física. Ele, que treina pessoas com Fibrose Cística, fez seu doutorado no tema e é um grande incentivador da prática responsável. O primeiro bloco foi encerrado com a palestra da Dra. Lenycia Neri, nutricionista, que explicou a importância da alimentação adequada, entre outros.
O evento foi encerrado com o depoimento do Pedro Amaral, de 12 anos, contando seu relato emocionante de como foi começar a atividade física correndo 100 metros, e como é hoje completar 10km. Segundo ele, a atividade física o tornou uma pessoa muito mais saudável, e todo mundo pode começar a praticar. Por fim, Verônica Stasiak Bednarczuk, 30 anos, diagnosticada com 23, conta toda sua trajetória até começar a praticar Crossfit e conseguir recuperar 20% de capacidade respiratória.
Agradecemos a participação de todos, e esperamos vê-los em outras atividades do Instituto em breve! =)
Confira as fotos tiradas pelo fotógrafo Eduardo Martins:
DSC_4016 DSC_4017 DSC_4029 DSC_4034 DSC_4040 DSC_4060 DSC_4083 DSC_4254
DSC_4106 DSC_4224 DSC_4324 DSC_4331
Fale conosco