Dia Nacional do Voluntariado – Entrevista com Lucas Jastale

Comunicação IUPV - 28/08/2020 08:31

O dia 28 de agosto marca a passagem do Dia Nacional do Voluntariado, data extremamente importante e que busca incentivar pessoas de todo o Brasil a dedicarem um pouco do seu tempo ao trabalho voluntário, ajudando pessoas e organizações que necessitam de ajuda.

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística conta com um time incrível de voluntários. E para homenageá-los e agradecê-los por tudo que fazem por nós, o Unidos pela Vida conversou com o Lucas Jastale, que faz parte do nosso time de fibra desde 2017. Sempre que estava disponível, Lucas se deslocava até a sede do Instituto, em Curitiba/PR, para nos ajudar em atividades presentes em nossa rotina de trabalho. 

Agora, por conta da pandemia causada pela Covid-19, o time do Unidos pela Vida está trabalhando em home office, e por isso, não estamos em contato com os voluntários de maneira presencial, mas já estamos ansiosos para retomar essa rotina! O Lucas também está, e de acordo ele, conheceu o Unidos pela Vida por meio da indicação de um amigo.

“Esse meu amigo também fazia trabalho voluntário no Unidos pela Vida, e sempre que a gente conversava, ele falava sobre o Instituto e como era algo bom e gratificante fazer voluntariado por lá. Isso me deixou bem curioso e com vontade de ser voluntário também. Algum tempo depois esse meu amigo arrumou um estágio e ficou bem difícil para ele continuar indo ajudar no Instituto. Foi aí que eu “assumi” o lugar dele. Mandei uma mensagem para a Verônica, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida, e fui conhecer o trabalho. No primeiro dia eu conversei bastante com a Verônica e me identifiquei bastante com ela e com o trabalho que ela faz. Aí já fui em um outro dia, depois fui de novo e de novo… E acabou fazendo parte da minha rotina estar no Instituto”, relembrou Lucas. 

O time do Unidos pela Vida ficou ainda mais forte com a presença do Lucas, que antes de fazer parte da nossa equipe de voluntários,  nunca havia feito esse tipo de trabalho na vida, fazendo com que tudo fosse uma nova experiência para ele.

“Como eu também tenho uma doença rara eu me identifiquei bastante com o trabalho da Verônica. Na época em que comecei a ir no Unidos pela Vida eu estava bem mal psicologicamente por conta de alguns problemas. Não sei se foi o acaso, mas no livro que eu estava lendo na época tinha a seguinte frase ‘Às vezes a melhor ajuda que você pode ter é ajudar alguém’. Isso me impulsionou a tentar e deu certo. Estar no Instituto fez eu me sentir melhor, mais útil e vivo. Não tenho dúvidas de que o Unidos pela Vida me ajudou mais do que eu os ajudei”, afirmou Lucas.

De acordo com Lucas, esse tão incrível voluntário do Instituto Unidos pela Vida, seguir o voluntariado é uma prática que deveria estar presente na vida de todos e que pode transformar vidas.

“Fazer voluntariado no Instituto Unidos pela Vida é muito bom. As pessoas são ótimas, o ambiente é acolhedor e o fato de estar ajudando outras pessoas torna isso tudo ainda mais incrível. Confesso que é um pouco difícil de descrever, mas dedicar um tempo da minha semana para o trabalho voluntário me faz bem. Ajudar é bom!”, finalizou Lucas.

Quer fazer parte do time de voluntários do Unidos pela Vida? Então entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Mesmo à distância, você pode nos ajudar muito e, caso você resida em Curitiba, no Paraná, quando a pandemia passar você poderá nos visitar e nos auxiliar ativamente na sede. Aguardamos o seu contato!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco