Apoie o movimento em prol da vida das pessoas com doenças graves e raras!

Instituto Unidos pela Vida - 06/05/2017 08:00

unnamedManifestações defendem o fornecimento público de tratamentos de saúde. Pacientes, amigos e familiares por todo o Brasil integram o Movimento “Minha Vida Não Tem Preço”

Entre os dias 20 e 21 de Maio vários Estados brasileiros vão realizar manifestações organizadas pelo movimento “Minha Vida Não Tem Preço”. As mobilizações têm como objetivo sensibilizar sociedade, gestores, profissionais de saúde e operadores do direito sobre a importância do fornecimento de medicamentos de alto custo que não estão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS).

As mobilizações também reivindicam maior comprometimento do Estado com a entrega de medicações já inseridas em protocolos dos Sistema Público de Saúde e com aqueles tratamentos garantidos aos pacientes por determinações judiciais. Dezenas de veículos da imprensa vem noticiando o desabastecimento das farmácias e a falta de entrega dos medicamentos que já constam nas listas do SUS, o que tem prejudicado milhares de pacientes com a interrupção do seu tratamento e com comprometimentos irreversíveis à sua saúde.

Sobre o movimento “Minha Vida Não Tem Preço”

O “Minha Vida Não Tem Preço” é um movimento informal formado por dezenas de associações e grupos de pacientes de todo o Brasil que representam mais de 50 patologias, entre doenças graves e raras. Desde setembro de 2016 trabalha para sensibilizar a sociedade sobre a importância da manutenção do fornecimento público de tratamentos de alto custo registrados ou não pela Anvisa. A gravidade da doença e a complexidade para a elaboração de um tratamento adequado torna o acesso para um cidadão comum inviável, por conta dos custos.

Estima-se que de 6% a 8% da população mundial sofra com alguma doença rara e no Brasil esse número chega a 13 milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o desafio torna-se ainda maior considerando que 95% das doenças raras não possuem tratamento específico e dependem de uma rede de cuidados paliativos bem estruturada, que assegure uma melhor qualidade de vida aos pacientes atendidos.

O movimento “Minha Vida Não Tem Preço”, em sete meses de atividade, já articulou diversas ações, organizando manifestações públicas em forma de mutirões de conscientização, caminhadas e uma Vigília em Frente ao Supremo Tribunal Federal, as vésperas da ultima sessão que debateu a pauta. Além disso, recolhe assinaturas em um abaixo assinado que já conta com mais de 400 mil apoiadores. O manifesto está disponível em: www.change.org/minhavidanaotempreco.

A mobilização já está confirmada em várias cidades. Confira as datas e locais e participe! Acesse aqui as artes e ajude a divulgar o movimento em sua cidade.

DIA 20/05:

 João Pessoa – PB
Local: Praia Cabo Branco/ Busto de Tamandaré
Data: 20/05 – Sábado
Horário: 08:00h
DIA 21/05:
Curitiba – PR
Local: Museu Oscar Niemeyer
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 14:00h
Novo Hamburgo – RS
Data: 21/05 – Domingo
Local: Praça do Imigrante – Centro.
Horário: 10:00h
Porto Alegre – RS
Local: Praça Júlio Mesquita (Em frente ao Gasômetro)
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 14:30h
Itápolis – SP
Local: Praça Roberto Del Guercio /Em frente à prefeitura.
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 10:00 h
São Paulo – SP
Local: Av: Paulista 1.682 Em frente ao prédio da Justiça Federal.
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 09:30 h
Rio de Janeiro – RJ
Local: Museu do Amanhã
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 10:00h
Belo Horizonte – MG
Local: Portaria Parque Municipal
Av. Afonso Pena, 1377
Data: 21/05- Domingo
Horário: 09:30h
Uberlândia – MG
Data: 21/05 – Domingo
Local: Praça Tubal Vilela
Horário: 10:00h
Campo Grande – MS
Local: Praça Ari Coelho
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 09:00h
Cuiabá- MT
Local: Praça da República / Em Frente a Igreja Matriz – Centro
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 09:00 h
Recife – PE
Local: Marco Zero
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 16:00h
Fortaleza – CE
Local: Praia de Iracema /Estátua de Iracema Guerreira.
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 16:00h
Belém – PA 
Local: Praça da República
Data: 21/05 – Domingo
Horário: 08:00h
São Luís – MA
Data: 21/05 – Domingo
Local: Parquinho da Av. Litorânea.
Horário: 16:00h
Fale conosco