Patricia Sartor, 28 anos, diagnosticada com Fibrose Cística aos 12!

Categoria: Vivendo com FC - Postador por: Instituto Unidos pela Vida - Data: 23 de maio de 2017

IMG-20150803-WA0086Olá, me chamo Patricia Sartor, tenho 28 anos e moro em Turvo, uma pequena cidade no interior de Santa Catarina.

Eu descobri a doença, tarde, aos 12 anos. Antes disso fazia inúmeros tratamentos para asma, bronquite, alergia e ninguém descobria o que eu tinha. Tive a primeira pneumonia aos dois anos de idade e daí para frente nunca mais parei de internar e ter pneumonias, já tive mais de 50, muito mais!

Logo após o diagnóstico, comecei a fazer tratamento no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde trato até hoje. Tive uma infância difícil devido à falta de informação sobre a gravidade da doença e os cuidados que deveria ter.

Na época em que fui diagnosticada, a expectativa de vida era de 20 anos, o que me deixou assustada. Mas com muito esforço, fé em Deus e o tratamento, estou conseguindo expandir essa média.

Eu perdi bastante função pulmonar com o passar dos anos e tive que me readaptar a nova realidade. Mas tento sempre ser positiva e pensar que outras pessoas também sofrem, sofrem até muito mais, e que só temos uma vida, então vou lutar por ela!

Apesar das dificuldades, que não são poucas, eu sou feliz! Me sinto privilegiada porque muitas pessoas tomam minha história como exemplo de força, fé e superação. É um grande privilégio ser considerada um milagre de Deus! Enquanto eu tiver um pouquinho de ar nos pulmões, vou aguentar firme!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Quer compartilhar seu depoimento com outras pessoas também? Escreva para [email protected] ou mande uma mensagem privada na nossa fanpage do facebook! www.facebook.com/unidospelavida.

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui