Paciente de DPOC: participe de pesquisa e contribua para melhorias no tratamento
Comunicação IUPV - 02/09/2024 07:48A Veja Saúde , em colaboração com a Sanofi, está lançando uma pesquisa focada na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Esta iniciativa busca ouvir diretamente pacientes e cuidadores para entender seus principais desafios e mapear pontos críticos em suas jornadas de tratamento. E o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística – faz parte desse processo.
O que é DPOC?
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição respiratória grave e progressiva que causa a obstrução das vias aéreas, dificultando a respiração. Ela é caracterizada por sintomas como falta de ar, tosse crônica e produção excessiva de muco. A DPOC inclui condições como enfisema e bronquite crônica, e está geralmente associada à exposição prolongada a irritantes, como fumaça de cigarro e poluentes ambientais. Com o tempo, a DPOC pode levar a uma significativa redução na qualidade de vida dos pacientes, limitando suas atividades diárias e aumentando o risco de complicações graves. Para saber mais, leia nosso artigo.
Qual o foco da pesquisa? O que é DPOC?
Embora existam outras pesquisas sobre DPOC, o foco deste estudo são as perspectivas daqueles que já utilizam alguma terapia tripla (dipropionato de beclometasona + o fumarato de formoterol di-hidratado + brometo de glicopirrônio e furoato de fluticasona + umeclidínio + vilanterol) e, mesmo assim, continuam sintomáticos. O objetivo é compreender as necessidades ainda não atendidas desses pacientes, fornecendo dados valiosos que podem não só aumentar a conscientização sobre a doença entre a sociedade civil, mas também chamar a atenção de profissionais de saúde e decisores para a verdadeira carga que a DPOC impõe. Esses insights podem ser essenciais para a revisão de cuidados e até de políticas públicas.
Quem pode participar?
- Pacientes diagnosticados com DPOC:
- Que já utilizam alguma terapia tripla (dipropionato de beclometasona + o fumarato de formoterol di-hidratado + brometo de glicopirrônio e furoato de fluticasona + umeclidínio + vilanterol).
- Que continuam a apresentar sintomas mesmo com o tratamento atual.
- Cuidadores de pacientes com DPOC:
- Que acompanham de perto a jornada de tratamento de pacientes que utilizam alguma terapia tripla.
- Pacientes e cuidadores interessados em compartilhar suas experiências:
- Que desejam contribuir para uma melhor compreensão das necessidades ainda não atendidas no tratamento da DPOC.
- Pessoas que querem influenciar melhorias nos cuidados e políticas públicas:
- Que acreditam na importância de dar visibilidade à carga que a DPOC impõe na vida dos pacientes.
Valorize sua participação!
Sua experiência pode fazer a diferença! Se você é um paciente com DPOC que utiliza alguma terapia tripla e continua sintomático, ou um cuidador que acompanha de perto essa jornada, sua voz é essencial para que possamos entender melhor as necessidades ainda não atendidas no tratamento dessa condição. Participe da pesquisa e ajude a transformar o futuro dos cuidados com a DPOC, contribuindo para que mais pessoas recebam o suporte que realmente precisam.
Referências
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.