A importância da adesão ao tratamento | Por Samantha Kelly

Comunicação IUPV - 30/06/2020 07:32

Queridos leitores de fibra,

Meu nome é Samantha e sou a mais nova colunista de fibra do Unidos pela Vida (literalmente, pois tenho apenas 13 anos). Neste primeiro texto, vou falar sobre a importância de darmos continuidade ao tratamento para a Fibrose Cística.

Bom, como todos vocês sabem, a Fibrose Cística necessita de um tratamento específico, e para esse tratamento funcionar, precisamos utilizar vários medicamentos, realizar atividades físicas, inalações e fisioterapia respiratória. Nesse cenário, a adesão ao tratamento é extremamente importante.

Sei que muitas pessoas, em alguns momentos da vida, têm dificuldade para dar continuidade ao tratamento e realizar todas as etapas recomendadas pela equipe médica. Alguns dias estamos muito ocupados com o trabalho ou com os estudos, outros dias não queremos fazer por pura preguiça. Em alguns momentos sentimos vergonha ou simplesmente não queremos, mas é importante deixar esse pensamento de lado e focarmos na importância de enfrentar e tratar a Fibrose Cística.

Mais saúde e qualidade de vida são apenas alguns dos benefícios de se aderir ao tratamento. Foque nisso! E se você tem dificuldade em aceitar o seu tratamento, tente sempre se lembrar que são todas essas etapas que lhe ajudarão a viver melhor e a passar mais tempo ao lado das pessoas que você ama.

Por Samantha Kelly, de 13 anos e diagnosticada com Fibrose Cística

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco