Dia 12 – Ana Paula Tito Lira | #30DiasdeFibra

Comunicação IUPV - 12/09/2019 09:11

Meu nome é Ana Paula Tito Lira, moro em Campinas/SP e sou namorada do Eduardo Ramon de Cosmópolis/SP. O Eduardo tem 43 anos e foi diagnosticado com Fibrose Cística aos 31 anos. Atualmente ele faz o tratamento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O Eduardo é formado em Economia e Gestão Ambiental mas, infelizmente, após o diagnóstico, não conseguiu mais espaço no mercado de trabalho. Atualmente ele é músico e mora com a mãe e é muito regrado em relação ao tratamento e faz tudo certinho.
Além da música, ele adora andar de bicicleta, é super ativo e tem uma boa qualidade de vida. Às vezes sente aperto no peito e falta de ar, mas nada que altere sua rotina e que não consiga contornar. Ele é muito dedicado e se esforça muito para se manter saudável e viver bem.
Temos um relacionamento normal e a Fibrose Cística não afeta de maneira negativa. Nós nos apoiamos muito, mas confesso que quando o conheci e ele falou sobre a doença eu fiquei um pouco assustada. Todas as informações que eu encontrava eram desanimadoras e isso sempre me deixava nervosa, mas quando começamos a sair mais e a conviver, percebi que teríamos uma vida normal e que poderíamos sair e viajar juntos como qualquer outro casal.
O tratamento nos limita as vezes, mas tiramos de letra e encaramos tudo com alegria. Eu me sinto feliz por estar ao lado dele e poder ajudar. Se eu pudesse resumir nosso relacionamento com uma palavra seria risada. Rimos muito e isso torna tudo mais leve.
A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco