Atualização do Protocolo Clínico da Fibrose Cística tem parecer inicial favorável da Conitec e irá para Consulta Pública

Comunicação IUPV - 02/02/2024 17:58
Protocolo Clínico da Fibrose Cística

No dia 02 de fevereiro foi realizada a 126ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária, o Comitê de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Comissão realizou a apreciação inicial do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Fibrose Cística. 

De acordo com a pauta divulgada, a atualização do PCDT da Fibrose Cística foi encaminhada para consulta pública com parecer inicial favorável. Clique aqui para conferir a pauta na íntegra.

Durante a reunião foi apresentado o novo texto do documento, e até a data da publicação desta matéria (02/02), ainda não é possível saber o que foi incluído ou excluído do PCDT, como por exemplo, os critérios de inclusão de pacientes para o elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®), interrupção e demais tecnologias que têm-se a expectativa de que sejam inseridas neste novo texto (colistimetato, ventilação não invasiva, teste de elastase, PEP/EPAP).

Em breve a Conitec publicará o texto deste novo Protocolo e abrirá a consulta pública, que provavelmente ficará disponível por 20 dias para participação de toda a comunidade. 

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística segue acompanhando de perto esse processo e trará todas as atualizações sobre o tema em seu site e canais de comunicação. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou telefone (41) 99630-0022.

Por Kamila Vintureli e Verônica Stasiak Bednarczuk 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco