Processo de incorporação de medicamentos no Brasil foi tema da terceira edição do Bate-papo sobre Fibrose Cística Online

Comunicação IUPV - 01/07/2020 12:00

No dia 30 de junho de 2020, na página do Facebook do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, foi realizada a terceira edição do projeto Bate-papo sobre Fibrose Cística Online. 

Com a temática Do medicamento ao paciente – a jornada do medicamento até chegar nas suas mãos, o evento contou com a participação da Psicóloga, fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, e do Biólogo e presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ), Cristiano Silveira.

A transmissão segue disponível na página do Unidos pela Vida. Basta clicar aqui para assistir na íntegra. O bate-papo começou com o Biólogo Cristiano Silveira realizando uma breve e importante explicação sobre o que é Pesquisa Clínica, suas etapas, como esse processo acontece em nosso país e como está o cenário da Pesquisa Clínica em relação à Fibrose Cística no mundo.

Além disso, os participantes falaram sobre cada etapa presente no processo de incorporação de novos medicamentos e tecnologias no Brasil, trazendo informações importantes sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sobre a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e sobre a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), salientando o papel de cada um desses órgãos no processo de registro e incorporação de novos medicamentos em nosso país.

Consulta Pública

Um dos principais pontos debatidos durante a terceira edição do Bate-papo sobre Fibrose Cística Online foi a importância da participação de toda a comunidade em uma Consulta Pública. Os participantes da transmissão, Verônica e Cristiano, explicaram o que é esse mecanismo e como contribuir.

“No dia 9 de julho, durante a 88ª Reunião da Conitec, será realizada a apreciação inicial do ivacaftor (Kalydeco) e do ivacaftor + lumacaftor (Orkambi). Após esta reunião, a Comissão publicará o Relatório de Recomendação Técnico informando se é favorável ou não à incorporação destas medicações no SUS. Com isso, uma Consulta Pública será aberta e todos nós podemos e devemos participar, informando se concordamos ou não com a recomendação. A participação de toda a sociedade, envolvendo principalmente pessoas com Fibrose Cística, familiares, associações e profissionais da saúde, é fundamental neste processo. Por isso, realizamos esse bate-papo para trazer mais informações sobre o tema e esclarecer as dúvidas da comunidade e vamos seguir com ações como essa nos próximos meses. Nosso objetivo é trazer esclarecimento e informação para o nosso público, fazendo o possível para que todos entendam melhor como funciona o processo de incorporação de um novo medicamento em nosso país e para que estejam preparados quando for a hora de participar de uma Consulta Pública”, ressaltou Verônica.

A próxima edição do Bate-papo sobre Fibrose Cística será realizada no dia 21 de julho de 2020, às 20h30, também na página do Unidos pela Vida no Facebook. Com a temática “Conitec e Consulta Pública”, a transmissão contará com a participação da Bruna Cabral de Pina Viana, técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovações em Saúde (DGITIS). Marque na sua agenda e não perca! Aproveite para conhecer mais sobre o tema acessando os materiais abaixo!

Texto: Consulta Pública – Por dentro do Processo

Podcast: Consulta Pública: o que é e como participar.

Texto: Por dentro do processo: medicamentos Orkambi e Kalydeco no Brasil

Podcast: Por dentro do processo | Trikafta, Orkambi, Kalydeco e Symdeko

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco