Conitec avaliará moduladores para Fibrose Cística na 88º Reunião

Categoria: Central de Conteúdo - Postador por: Comunicação IUPV - Data: 29 de junho de 2020

Entre os dias 07 e 09 de julho acontecerá a 88ª Reunião da Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS. 

Dentre os itens da pauta do dia 09 de julho, está a apreciação inicial do ivacaftor (kalydeco) para pacientes acima de 6 anos que apresentem uma das seguintes mutações de gating (classe III), G55ID, G1244E, G1349D, G178R, G551S, S1251N, S1255P, S549N ou S549R e a apreciação inicial do ivacaftor + lumacaftor (Orkambi) para tratamento da Fibrose Cística (FC) em pacientes com 6 anos de idade ou mais e que são homozigotos para a mutação F508del no gene regulador de condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR). 

Alguns dias após esta reunião, a Conitec publicará em seu site o Relatório de Recomendação Técnico (destinado para profissionais da saúde) e para a Sociedade (destinado à familiares, pacientes, entre outros interessados), informando se é favorável ou não à incorporação destas medicações no Sistema Único de Saúde.

Ao mesmo tempo, abrirá também no site a Consulta Pública, um formulário onde todos poderão participar informando se concordam ou não concordam com esta recomendação e compartilhando seus relatos de vida real, ou seja: como poderiam se beneficiar da medicação ou, no caso de quem já está em uso quais foram as melhorias, artigos científicos que possam embasar a resposta, entre outros.


Quando a Consulta estiver aberta, compartilharemos todas as informações para vocês através dos nossos canais. Aproveite para saber mais sobre o tema com os conteúdos abaixo:

Texto: Consulta Pública – Por dentro do Processo

Podcast: Consulta Pública: o que é e como participar.

Texto: Por dentro do processo: medicamentos Orkambi e Kalydeco no Brasil

Podcast: Por dentro do processo | Trikafta, Orkambi, Kalydeco e Symdeko

Fonte: http://conitec.gov.br/images/Reuniao_Conitec/2020/Pauta_88ReuniaoConitec.pdf

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Você vai gostar também...

Newsletter

Assine o nosso boletim informativo mensal. Clique aqui