Conitec abre chamada pública para participação de paciente ou cuidador em reunião que fará avaliação inicial do colistimetato sódico

Comunicação IUPV - 23/02/2021 14:30

Em 12 de fevereiro de 2021 a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu a chamada pública para inscrição de pessoas com fibrose cística, cuidadores, familiares ou tutores que, caso selecionados, poderão participar da reunião que fará a avaliação inicial do colistimetato sódico para pacientes com manifestações pulmonares de fibrose cística com infecção por pseudomonas aeruginosa. 

De acordo com a Conitec, todos os inscritos, em conjunto, precisarão escolher um representante e um suplente. Para isso, devem se articular da forma que preferirem e indicar os nomes de um titular e de um suplente. Com fins a facilitar esse processo, a Secretaria-Executiva da Conitec entrará em contato por e-mail com os inscritos na chamada pública para que apresentem as indicações. Se não houver consenso na indicação de um representante e um suplente por parte dos inscritos, a Secretaria-Executiva da Conitec se reservará ao direito de acolher todas as indicações e realizar um sorteio randômico utilizando uma plataforma on-line, para definir os indicados. A Conitec ainda afirma que, uma vez que o voluntário é diretamente interessado no tema, não é necessário declarar conflito de interesse, entretanto, não deve possuir relações comerciais com indústria farmacêutica.

As pessoas interessadas em participar podem se inscrever clicando aqui. É importante que o interessado também faça o cadastro no banco de dados da Conitec para ações de participação social clicando aqui. Além de pessoas com fibrose cística, cuidadores e familiares, indivíduos vinculados a associações de pacientes também podem se inscrever, porém, o cadastro só pode ser feito com o CPF, ou seja, em nome de pessoa física. O período para se inscrever se encerrará em 05 de março de 2021.

Entenda o fluxo:

Fonte: Conitec

Por que se inscrever? 

O espaço Perspectiva do Paciente, em que voluntários podem participar da reunião da Conitec, busca oferecer à Comissão a visão do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre suas experiências como paciente ou como alguém que acompanha ou vive ao lado de uma pessoa que enfrenta uma condição de saúde particular. No caso desta chamada pública, a pessoa com fibrose cística, familiar ou membro de associação que queira se inscrever poderá relatar especificamente sua experiência direta com o colistimetato sódico durante a reunião, dando seu depoimento de até dez minutos, podendo também utilizar vídeo ou áudio.

A participação do voluntário selecionado nesta chamada pública acontecerá na reunião de apreciação inicial do colistimetato sódico, plenária que antecede a consulta pública e que ainda não tem data definida para acontecer. Assim que essa informação for disponibilizada, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística fará a divulgação em seu site e mídias sociais.

Referências:

http://conitec.gov.br/perpectiva-do-paciente http://conitec.gov.br/paciente-testemunho-chamadas-publicas-para-2021-ja-estao-abertas

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco