Correio Talks debate impacto social das doenças pulmonares graves no Brasil

Comunicação IUPV - 01/10/2021 09:23

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) relatam que as doenças respiratórias são uma das principais causas de internações hospitalares no Brasil. Além disso, o registro de doenças pulmonares como a fibrose cística, asma grave e a hipertensão pulmonar tem aumentado no país. Para debater essas questões, nesta quinta-feira (30/09) o Correio Braziliense realizou o Correio Talks: Impacto Social das Doenças Pulmonares Graves.

O seminário virtual foi transmitido nas redes sociais do jornal (site, Facebook, Instagram e YouTube) e reuniu especialistas e autoridades que realizaram uma análise das tendências e cenários das políticas públicas de saúde no Brasil, além de debater a criação da Frente Parlamentar de Doenças Pulmonares Graves.

Um dos convidados do evento foi o diretor de Políticas Públicas e Advocacy do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Cristiano Silveira. Também participaram do debate o Deputado Federal Pedro Westphalen, o Deputado Federal Luiz Antônio Teixeira Jr, o professor da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Fundação ProAr, Dr Rafael Stelmach, e o diretor executivo do Correio Braziliense, Vicente Nunes.

Além de apresentar informações sobre a fibrose cística e sobre o trabalho realizado pelo Instituto Unidos pela Vida, em sua participação Cristiano também reforçou a necessidade de parceria entre o Terceiro Setor e o legislativo.

“Isso deve ir muito além da ajuda na fiscalização, é uma parceria para a realização de audiências públicas, para termos voz, para que a nossa mensagem chegue na porta de todos, inclusive daqueles que geralmente não nos recebem. Nós batemos na porta do Ministério da Saúde, mas não é sempre que ela é aberta. Isso reforça a importância deste debate e da necessidade da criação da Frente Parlamentar de Doenças Pulmonares Graves, que felizmente está próxima de se tornar uma realidade e que não representará apenas a fibrose cística. Acredito que este evento é a reta final para chegarmos ao número necessário de assinaturas e, finalmente, alcançarmos esse objetivo”.

Clique no vídeo abaixo e confira o debate na íntegra:

Referências:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZDFkODkxNzMtODgwNC00ZTFiLTg2MzUtZmEwNDViNmU1ZWI4IiwidCI6IjlkYmE0ODBjLTRmYTctNDJmNC1iYmEzLTBmYjEzNzVmYmU1ZiJ9

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco