Evento de Fibra: AFICES realiza Corrida e Caminhada pela divulgação da doença em Linhares/ES

Comunicação IUPV - 02/10/2019 08:00

No dia 08 de setembro de 2019, a Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (AFICES) realizou a Corrida e Caminhada da Fibrose Cística, na cidade de Linhares/ES. E o evento foi incrível! Mais de 200 inscritos participaram desse evento de conscientização da doença. A atividade fez parte do calendário do Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística e levou informações para toda a região. Um verdadeiro sucesso que foi resultado da força e determinação de familiares e amigos de pessoas com a doença.
A Rosiene Conti Feitoza, membro da AFICES e mãe de fibra do João, diagnosticado com Fibrose Cística, foi uma das organizadoras do evento e trabalhou muito para que tudo acontecesse da melhor maneira possível junto aos parceiros e patrocinadores da atividade.
“O que dizer? Foi um sonho, uma emoção, superação… Uma mistura de sentimentos envolvidos com a realização dessa atividade. Mas, sem dúvidas, o mais importante foi o sentimento de gratidão divina por proporcionar um evento tão iluminado. Agradeço aos familiares, amigos, patrocinadores e colaboradores que me apoiaram, em especial ao Lúcio Caliman, que foi um grande parceiro e nos ajudou muito. E pensar que há quatro anos, quando recebi o diagnóstico do meu filho amado João, o medo e a insegurança tomaram conta de mim. Aos poucos, isso foi se transformando em força, coragem e fé. A Corrida e Caminhada da Fibrose Cística me fez sentir e vivenciar que, de fato, a doença é apenas parte do que somos, não o limite do que podemos ser”, contou Rosieni.
E o evento teve participações emocionantes, momentos que marcaram essa primeira edição da Corrida e Caminhada da Fibrose Cística na cidade de Linhares, no Espírito Santo. A participação da Célia Regina foi um exemplo. Ela é a mãe de fibra da Sarah, diagnosticada com Fibrose Cística aos 22 dias de vida.
Mãe e filha largaram juntas na corrida e no final a linda Sarah esperou a mãe na linha de chegada, um momento inesquecível e que será guardado no coração de todos que presenciaram.
“Foi um aprendizado atrás do outro desde o diagnóstico. Aprendi a ser mãe, o tratamento, os cuidados. Aprendi a ser forte e a repudiar os pensamentos pessimistas, por mais que eles fossem recorrentes. Compreendi que ter leveza é fundamental para que esse serzinho tão lindo que chegou para encher a minha vida de amor, cresça sabendo que tem sim uma doença grave, crônica e ainda sem cura, mas que a Fibrose Cística é apenas uma parte do que ela é. Porque a Sarah é muito mais que uma pessoa com Fibrose Cística. Ela é alegre, amorosa, corajosa, tímida, guerreira, cuidadosa, doce, transformadora. Sim, transformadora! Ela me transformou como nunca imaginei que aconteceria. Ela nos transformou em uma família de fibra”, disse Célia.
Agora a Sarah tem 5 anos, e com toda a sua força e coragem, viu a mãe participar pela primeira vez de uma corrida como atleta, uma conquista emocionante para toda a família.
“Hoje em dia, 5 anos após o diagnóstico, já consigo perceber uma grande mudança sobre como encarei a doença um dia e como a encaro hoje. As incertezas e inseguranças continuam aqui dentro, mas agora consigo olhar para a Fibrose Cística de maneira diferente. Ainda dói, ainda me emociono, ainda perco o equilíbrio com as exacerbações dela, mas acredito que, agora, a diferença é que, quando tudo está bem, está tudo bem mesmo! E como eu valorizo isso, esses momentos, essa força para voltar ao eixo após as crises. E tudo isso me fez participar, pela primeira vez como atleta, da primeira Corrida e Caminhada de divulgação da Fibrose Cística. A Sarah largou comigo e me recebeu na linha de chegada. Que emoção foi vê-la correndo em minha direção. Dessa vez eu cruzei a linha com ela no meu colo, mas tenho certeza que em breve estaremos correndo lado a lado”, finalizou Célia.
A Célia Regina é esposa do Fábio Santana Vieira, presidente da AFICES. A associação é uma entidade que atua há mais de 20 anos no atendimento de pessoas com Fibrose Cística e seus familiares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas diagnosticadas e seus familiares. Atualmente, é a única entidade de referência para a Fibrose Cística no Espírito Santo. Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho realizado pela AFICES.
Confira abaixo a galeria de fotos da Corrida e Caminhada da Fibrose Cística de Linhares!

 
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco