Depoimento – Lucas Lopes

Comunicação IUPV - 27/02/2024 08:56
Lucas Lopes

Lucas Lopes tem 22 anos, mora na cidade de Dois Córregos, interior de São Paulo, e foi diagnosticado com fibrose cística logo nos primeiros meses de vida, após indicação no Teste do Pezinho e confirmação pelo Teste do Suor.

Acostumado com a rotina de tratamento desde a infância, Lucas busca realizar todas as etapas indicadas pelos profissionais da saúde que fazem o seu acompanhamento na UNESP de Botucatu.

“Em casa eu executo a fisioterapia respiratória diariamente, mas duas vezes por semana um profissional da área vem até a minha casa para essa parte do tratamento. Além disso, faço uso das medicações e me alimento de três em três horas para manter o peso adequado”, relatou Lucas.

O acompanhamento com a equipe interdisciplinar acontece de três em três meses, e no período em que esse depoimento foi escrito, Lucas também estava realizando consultas periódicas com a equipe do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor – FMUSP).

“As visitas ao InCor são para verificar a entrada na fila para o transplante pulmonar. Ainda não estou na fila, mas há essa possibilidade. Por enquanto, estão avaliando a tentativa do uso de um dos moduladores, medicamento que poderia me ajudar a não precisar mais do transplante”, contou Lucas.

Equipe de Fibra

Como parte do tratamento, Lucas também pratica boxe e musculação. Ele conta que já foi atleta de alto rendimento no boxe, aos 16 anos, quando fazia parte da Federação Paulista do esporte.

“Na época eu participei de campeonatos e tudo era mais tranquilo porque a fibrose cística estava estável, eu não tinha dificuldade nem crises de tosse. Hoje em dia, infelizmente, não consigo mais praticar profissionalmente, mas sigo realizando o boxe como um hobby”.

Com essa mudança, Lucas decidiu iniciar a musculação. Ele afirma que pegou amor pelo esporte e está cada vez mais disciplinado nos exercícios para buscar os melhores resultados.

“O meu principal objetivo agora é subir aos palcos como atleta profissional do fisiculturismo. Sigo focado com a musculação, com boa alimentação, hidratação e descanso para que eu possa atingir o meu melhor físico de forma natural.”

Estudos

Lucas faz faculdade de Nutrição e está quase finalizando o curso. “Em 2023 tive diversas internações e não consegui terminar, mas esse ano já renovei a matrícula e devo concluir em breve”, afirmou.

Os objetivos relacionados aos estudos de Lucas não param por aí. Após finalizar a nutrição, ele também pretende cursar Educação Física. “Quero me formar nessa área também para ser personal trainer. Acredito que aliando com a nutrição, minha atuação profissional será ainda mais completa.”

Para todas as pessoas com fibrose cística do Brasil, Lucas deixa uma mensagem de força. “Fazei-me forte de corpo e alma é a frase que tenho tatuada nas minhas costas e é o que acredito que todas as pessoas de fibra devem pensar. Somos resilientes e podemos conquistar tudo que sonhamos”, finalizou.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco