Divulgando a FC: Atleta com Fibrose Cística participará do Desafio Wanaka na Nova Zelândia

Comunicação IUPV - 13/02/2020 09:27

No dia 15 de fevereiro de 2020, acontecerá o Wanaka Challenge (Desafio Wanaka), na Nova Zelândia. A competição de Triatlon envolve a realização de 1,9km de natação, 90km de bicicleta e 21,1km de corrida, e é considerada a versão neozelandesa de um Half Ironman.
Este ano o Desafio Wanaka contará com uma participação incrível e de fibra! Diagnosticado com Fibrose Cística e com 21 anos de idade, Jake Gawn é triatleta e participará da competição. Além de divulgar a Fibrose Cística, doença que também afeta sua irmã gêmea, Emma, Jake também utilizará o evento para arrecadar fundos para a Cystic Fibrosis New Zealand
Essa será a primeira vez que Jake fará um Half Ironman sozinho. Nos anos anteriores, ele participou da competição com seus companheiros de time. Agora, a preparação está intensa, totalizando 12 horas de treinamento por semana com o atleta olímpico Tony Dodds em Wanaka, local onde trabalha durante o verão.
Jake também tem Diabetes relacionada à Fibrose Cística, situação que compartilha características relacionadas à Diabetes Tipo 1 e Tipo 2. De acordo com o atleta, o esporte sempre fez parte da sua vida.
“Gosto muito de praticar atividades físicas, principalmente porque me ajudam a ter mais saúde e a manter meus pulmões limpos e saudáveis. Durante os treinos também me preocupo com a alimentação e a ingestão de sal, pois gasto muito energia durante os exercícios. Preciso tomar enzimas e comer bastante para manter tudo equilibrado, o que pode ser um desafio a parte. Tenho em mente que a nutrição é algo muito importante, por isso, tento não perder muito peso e me manter hidratado o tempo todo”, afirmou Jake em entrevista dada ao portal Oamaru Mail.
A esposa de Jake, Kate Nally, também participará da competição como uma forma de apoiá-lo e também de dar força para que alcance seus objetivos. Ao participar do Desafio, ele espera inspirar outras pessoas diagnosticadas com Fibrose Cística.
“Espero servir de exemplo para pessoas mais jovens com a doença. Chegar lá e completar a prova é algo muito importante para mim, e alcançar esse objetivo pode tornar os treinos difíceis, mas sem dúvidas, traz grandes benefícios. Atualmente eu faço Bacharelado em Ciências Aplicadas ao esporte e exercício físico na Universidade de Otago, área que se encaixa perfeitamente ao desafio e na qual eu sempre tive interesse. É muito bom poder colocar parte da teoria em prática”, ressaltou Jake.
Até o momento, Jake já arrecadou mais de $4800 (cerca de R$13.200)  por meio da sua página no Givealittle. Todo o valor arrecadado será destinado à Cystic Fibrosis New Zealand, instituição que fará a distribuição do recurso para utilização em todas as áreas do país em que as mais de 550 pessoas com Fibrose Cística são auxiliadas em aspectos que envolvem apoio pessoal, advocacia, pesquisa, atividades físicas, entre outros.
Referências:
http://www.oamarumail.co.nz/sport/sport-keeps-lid-on-cystic-fibrosis/?fbclid=IwAR0NYB6w3F3ORWqSWgsNZQm38VW8veHgtco8RrC-n0Uv4-8Mv8fdNalqeC0
https://givealittle.co.nz/fundraiser/using-my-breath-for-cf?fbclid=IwAR2hYc3hNO6dP9kQzDe3S3FpaMiP3PH5j7Hjwzy5Utwrt0mHf6wRbBWtFNU
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco