Unidos pela Vida participa de grupo de trabalho da LAPA sobre a importância da participação de pacientes na ATS

Comunicação IUPV - 25/11/2022 16:44

Em 23 de novembro de 2022 a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, participou da primeira sessão do Grupo de Trabalho Participação Efetiva do Público e dos Pacientes na ATS da Academia de Pacientes da América Latina (LAPA). 

O encontro online contou com a participação de representantes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), do National Institute for Health and Care Excellence (NICE), entre outros, que debateram sobre a importância da participação de pacientes nos processos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) ao lado dos 12 principais líderes de entidades de pacientes no Brasil, incluindo a Verônica.

“Foi uma oportunidade incrível poder conhecer como se dá o processo de participação social de pacientes em processos de avaliação e incorporação de tecnologias na Colômbia, Chile, Inglaterra e Austrália, além do Brasil, e que, embora tenhamos observado importantes avanços na participação de pacientes, ainda temos muito o que avançar sobre o tema no Brasil. O Unidos pela Vida está empenhado em atuar fortemente por esta melhoria, pesquisando, discutindo e participando de importantes grupos de trabalho como este, da Latin America Patient Academy, do qual estamos muito honrados.”

Sobre a LAPA

A Academia Latino-americana de Pacientes (LAPA) é uma organização sem fins lucrativos com sede em Miami (Flórida) cuja missão é capacitar sobre políticas de saúde pública aos líderes de organizações latino-americanas de pacientes. A LAPA acredita que este trabalho  facilita melhores relações de trabalho e alianças entre a sociedade civil e os tomadores de decisão em saúde pública e promove políticas de saúde mais sustentáveis e sistemas de saúde eficazes, mais capazes de garantir equidade, segurança e oportunidades em saúde no longo prazo na região. Clique aqui para saber mais.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco