Equipe de Fibra: expectativas para os 10 anos do projeto

Comunicação IUPV - 24/04/2021 07:57

Em 2021 a Equipe de Fibra, projeto do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, completará 10 anos de existência e diversas ações serão realizadas para marcar a passagem desta data tão especial.

Desde sua criação, em 2011, a Equipe de Fibra tem como principal objetivo incentivar a prática de exercícios físicos pelas pessoas com fibrose cística, seus familiares e toda a comunidade, como explica o coordenador do projeto, Cristiano Silveira.

“Nossas ações sempre visam mostrar que os exercícios físicos são uma parte importante do tratamento para a fibrose cística. Para isso, compartilhamos informações sobre o assunto, divulgamos exemplos de atletas do Brasil e do mundo que realizam atividades físicas de uma maneira regular para complementar o tratamento, além de promover e participar de eventos e provas que ampliam a divulgação da fibrose cística no Brasil.”

Em março de 2013 foi realizado o primeiro evento oficial da Equipe de Fibra, o Ciclo de Palestras sobre Exercício Físico na Fibrose Cística, atividade realizada na cidade de São Paulo e que reuniu cerca de 100 pessoas (clique aqui para relembrar). No dia seguinte, membros da Equipe de Fibra participaram da Maratona Internacional de São Paulo. Denise Pereira, mãe de um menino diagnosticado com fibrose cística, foi uma das parceiras do Instituto na organização desta ação e compartilhou conosco como foi fazer parte do primeiro evento da Equipe de Fibra.

“Integrar essa atividade foi muito importante para todos, mas para mim teve um significado especial, pois desde que meu filho nasceu eu estava sedentária e o evento foi o empurrão que eu precisava para começar a me exercitar. A ideia era incentivar a prática de atividades físicas e tudo foi maravilhoso. Fomos atrás de recursos para realizar e conseguimos trazer convidados de outros Estados e países. As palestras foram incríveis, os encontros foram emocionantes e foi com muito orgulho e carinho que fiz parte deste capítulo da Equipe de Fibra. Ver a evolução do projeto me causa uma emoção muito forte, pois na época desta primeira atividade não era tão simples falar sobre a importância da atividade física no cenário da fibrose cística. Por isso, não tenho dúvidas de que a Equipe de Fibra teve um papel fundamental na disseminação dessa ideia e na transformação de centenas de vidas.” 

Marcos Marini é argentino, tem 36 anos, foi diagnosticado com fibrose cística e faz parte da Equipe de Fibra. Ele participa de eventos esportivos ao redor do mundo, foi um dos convidados especiais do Ciclo de Palestras sobre Exercício Físico na Fibrose Fística e nos contou como foi participar do evento.

“Eu me recordo com muito carinho desta atividade, em que graças ao Unidos pela Vida tive a oportunidade de ir até o Brasil para participar do Ciclo de Palestras sobre Exercício Físico na Fibrose Cística e falar sobre como conviver com a fibrose cística e aderir ao seu tratamento pode ser algo melhor quando inserimos nesta rotina a prática de atividades físicas. Lembro bem de todos reunidos durante as palestras e também da emoção de participar da Maratona Internacional de São Paulo. Essas lembranças se transformam em uma das coisas mais lindas da minha vida e fico feliz ao perceber que a fibrose cística tem essa capacidade de abrir fronteiras e nos permitir conhecer pessoas diferentes que vivem situações tão semelhantes ao que eu vivo aqui.”

As preparações para os 10 anos da Equipe de Fibra e do Instituto Unidos pela Vida já começaram e Cristiano Silveira compartilhou quais são suas expectativas para esse ano tão importante para o projeto e para o Instituto.

“Uma grande surpresa vem por aí e promete movimentar pessoas do Brasil e do mundo, pois queremos reunir esse time, mesmo que de maneira virtual. A pandemia não vai nos possibilitar estar juntos fisicamente mas celebraremos a grande união da Equipe de Fibra durante o ano com atividades incríveis e que prometem incentivar e emocionar a todos.”

Você pode fazer parte da Equipe de Fibra! Basta vestir a nossa camisa e começar a praticar exercícios físicos de maneira regular e com orientação profissional. Clique aqui para adquirir sua camiseta e fazer parte deste time. 

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco