Unidos pela Vida participará do Grupo de Trabalho Participação Efetiva do Público e dos Pacientes na ATS

Comunicação IUPV - 19/11/2022 08:37

A diretora executiva do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, foi convidada pela Academia de Pacientes da América Latina (LAPA) para participar do Grupo de Trabalho Participação Efetiva do Público e dos Pacientes na ATS.

De acordo com a LAPA, o objetivo é reunir os 12 principais líderes de entidades de pacientes no Brasil para integrarem o grupo, identificando e aprofundando questões relacionadas à voz do paciente, sua participação na política de saúde e no contexto da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). 

A longo prazo, a meta do Grupo de Trabalho é publicar um documento de consenso com recomendações e mensagens sobre a importância da participação e envolvimento efetivo dos pacientes nos processos relacionados à ATS no Brasil. Este documento terá como objetivo facilitar interações locais importantes na análise e desenvolvimento de recomendações dirigidas aos tomadores de decisão, desde uma perspectiva proativa, gerando espaços de articulação mais eficazes.

A primeira sessão do grupo de especialistas em participação efetiva na Avaliação de Tecnologias em Saúde no Brasil acontece no dia 23 de novembro, das 10h às 12h30, de maneira online, e contará com a participação de representantes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), do National Institute for Health and Care Excellence (NICE), entre outros.

Sobre a LAPA

A Academia Latino-americana de Pacientes (LAPA) é uma organização sem fins lucrativos com sede em Miami (Flórida) cuja missão é capacitar sobre políticas de saúde pública aos líderes de organizações latino-americanas de pacientes. A LAPA acredita que este trabalho  facilita melhores relações de trabalho e alianças entre a sociedade civil e os tomadores de decisão em saúde pública e promove políticas de saúde mais sustentáveis e sistemas de saúde eficazes, mais capazes de garantir equidade, segurança e oportunidades em saúde no longo prazo na região. Clique aqui para saber mais.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco