Depoimento – Josimere Gomes

Comunicação IUPV - 04/01/2022 07:27

Josimere Gomes mora no Rio de Janeiro/RJ e é mãe de fibra da Sophie, de seis anos e diagnosticada com fibrose cística aos três meses de vida. Sophie realizou o Teste do Pezinho, mas o exame não teve resultado positivo para a doença.

“Fizemos tudo conforme o que foi recomendado pela equipe médica, mas a triagem não indicou a fibrose cística. Nessa época a Sophie apresentava um quadro grave de desnutrição e muita secreção, sinais que fizeram os profissionais da saúde que nos acompanhavam suspeitar que ela poderia ter fibrose cística. Fizemos o Teste do Suor e o resultado confirmou o diagnóstico para a doença.”

Josimere nunca tinha ouvido falar sobre a fibrose cística até receber a notícia do resultado positivo no Teste do Suor. Neste momento, seu primeiro impulso foi buscar informações na Internet.

“Receber o diagnóstico foi algo muito difícil, principalmente porque eu nunca tinha escutado nada sobre a doença. Fui direto para o Google e o resultado foi o pior possível. Tudo que encontrei tornou aquele momento ainda mais desesperador. Felizmente, com a ajuda dos médicos, tive acesso a informações mais atualizadas sobre o assunto, situação que me tranquilizou.”

Com o início do tratamento, Sophie foi melhorando cada dia mais, crescendo e se desenvolvendo. Mesmo com os resultados positivos, Josimere afirma que os primeiros anos após o diagnóstico foram difíceis.

“Uma nova realidade se apresentou para toda a família e tivemos que nos adaptar a ela. Até hoje nossa rotina é bem complicada, sempre tem algo relacionado ao tratamento para fazer, como nebulizações, medicamentos e fisioterapia respiratória, mas seguimos sempre firmes e com muito foco para que a Sophie viva cada vez melhor.”

Além de todas as etapas que envolvem o tratamento para a fibrose cística, Josimere se esforça ao máximo para garantir que Sophie também tenha tempo para seus hobbies, como ir para a praia e brincar nos brinquedos da praça próxima à casa da família.

“Ser mãe de fibra tem muitos significados, mas o principal deles é o de nunca desistir da vida. Renovamos, todos os dias, nossa certeza de que vale a pena viver. Não podemos nos entregar para a tristeza, devemos sempre buscar o lado bom das coisas e passar os dias com alegria. Assim, passamos mais segurança e tranquilidade para nossos salgadinhos lutarem por seus sonhos.”

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco