O que são bronquiectasias?
Comunicação IUPV - 16/06/2025 08:28
As bronquiectasias acontecem quando há a dilatação e destruição de brônquios de grosso calibre, situação causada por infecções pulmonares de repetição e inflamações crônicas.
Elas podem ser uma consequência da fibrose cística, de defeitos imunes, tuberculose e infecções recorrentes, porém, em alguns casos, pode ser idiopática – ou seja, sem causa conhecida.
Além da fibrose cística, existem outras doenças que podem causar o surgimento das bronquiectasias, como pneumonias de repetição, deficiência de imunoglobulinas, discinesia ciliar, doenças obstrutivas, reumatológicas e outras patologias que ocasionam processos inflamatórios e infecciosos pulmonares.
Os principais sintomas das bronquiectasias são a tosse crônica, expectoração purulenta com ou sem dispneia, febre durante as exacerbações agudas, dor no peito e sensação de cansaço.
A identificação das bronquiectasias pode ser feita por meio da radiografia de tórax, tomografia torácica de alta resolução, testes de função pulmonar e pela cultura de escarro para bactérias e micobactérias. Além disso, alguns exames reumatólogicos e imunológicos específicos também podem ajudar no diagnóstico.
O tratamento pode ser feito por meio do uso de broncodilatadores, antibióticos orais ou inalatórios, pela realização de fisioterapia respiratória, além da prevenção das exacerbações com vacinas regulares. As indicações para cada caso devem ser feitas por um profissional da saúde.
De acordo com a fisioterapeuta do Centro de Referência de Fibrose Cística do Hospital Especializado Octávio Mangabeira, Sheyla Haun, quando o tratamento adequado não é realizado, podem ocorrer outros prejuízos para a saúde de quem tem bronquiectasias.
“Quando não tratadas corretamente, as bronquiectasias podem causar infecções de repetição, exacerbações respiratórias, dispneia, comprometimento da função pulmonar e redução da tolerância ao exercício. Tudo isso pode diminuir a qualidade de vida e o bem estar do paciente, por isso, é fundamental que o tratamento seja realizado de forma rápida”, ressaltou.
Sheyla ainda reforça que manter o pulmão livre de secreção é um passo importante para o tratamento das bronquiectasias.
“Para isso, é preciso caprichar nas técnicas de desobstrução brônquica indicadas pelo fisioterapeuta responsável pelo caso, como a drenagem autógena e o ciclo ativo da respiração, além de utilizar os instrumentos de fisioterapia respiratória disponíveis, como shaker e EPAP. Isso já vai ajudar bastante na melhorar da sensação de dispneia e manter as vias aéreas livres para a passagem do ar”, explicou a fisioterapeuta.
Em caso de dúvidas sobre as bronquiectasias, e caso identifique os sintomas em você ou em uma pessoa próxima, busque ajuda médica imediatamente.
Por Kamila Vintureli
Referências:
AMERICAN LUNG ASSOCIATION. Bronchiectasis Symptoms and Diagnosis. Disponível em: www.lung.org/lung-health-diseases/lung-disease-lookup/bronchiectasis/symptoms-diagnosis .
MANUAL MSD. Bronquiectasia. Versão Saúde Para a Família. 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido-nariz-e-garganta/doen%C3%A7as-do-nariz-e-dos-seios-paranasais/rinite
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.