Fisioterapia com uso de PEP/EPAP e ventilação não invasiva têm parecer inicial favorável da Conitec

Comunicação IUPV - 11/11/2021 16:51

Nesta quarta-feira (10/11) foi realizada a 103ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária foram apresentadas as informações adicionais sobre a fisioterapia com dispositivo individual de pressão expiratória positiva do tipo máscara de Pressão Expiratória Positiva (PEP) / Pressão Expiratória nas Vias Aéreas (EPAP) para o tratamento da fibrose cística e sobre a ampliação de uso da ventilação não invasiva no tratamento das manifestações pulmonares crônicas e graves de pacientes com fibrose cística.

De acordo com a ata divulgada após a reunião, os dois itens tiveram recomendação inicial favorável da Conitec, com encaminhamento para consulta pública. Clique aqui para conferir o documento na íntegra.

Próximos passos

Nos próximos dias a Conitec deverá publicar em seu site o Relatório de Recomendação referente a cada item avaliado, com todos os motivos que levaram à recomendação preliminar favorável, e abrirá a consulta pública específica para cada tecnologia.

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística fará a divulgação em seus canais de comunicação assim que os relatórios estiverem disponíveis e as consultas públicas forem abertas. É importante lembrar que, a partir da disponibilização dos documentos, as consultas públicas ficarão disponíveis por 20 dias. Após esse período, todas as contribuições enviadas são organizadas e adicionadas aos relatórios técnicos para, na sequência, serem analisadas pelos membros do plenário da Conitec.

Para mais informações ou em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco