Confira os principais resultados do Setembro Roxo 2022

Comunicação IUPV - 18/10/2022 11:10

Com a temática Nossa luta tem muitos nomes, o Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2022, além de tornar a fibrose cística mais conhecida em todo o Brasil, também convidou toda a população para conhecer mais sobre a realidade e as lutas de quem tem a doença e seus familiares, convocando a todos para adicionarem seus nomes neste movimento.

Ao lado de parceiros, voluntários e associações de assistência à fibrose cística do Brasil, colorimos o Brasil de roxo mais uma vez e ampliamos a mobilização pela conscientização sobre a doença em todo o país. Confira agora alguns dos principais resultados do Setembro Roxo 2022 e clique aqui para conferir o relatório completo.

Iluminações

Assim como nos anos anteriores, em 2022 o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, ao lado de apoiadores e associações de todo o Brasil, viabilizou a iluminação de diversos pontos importantes do país, incluindo a iluminação inédita do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro/RJ, que no dia 02 de setembro ficou roxo em prol da campanha pela primeira vez na história! Clique aqui e confira o vídeo do momento.

No total, foram 27 locais iluminados: Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, Ponte Estaiada em Teresina/PI; Arena Fonte Nova em Salvador/BA; Praça do Japão, monumento da Praça 19 de dezembro, monumento da Praça 29 de março, Torre da RPC, Arena da Baixada e Câmara Municipal em Curitiba/PR; Prédio da FIESP e Allianz Parque em São Paulo/SP; Senado Federal em Brasília/DF; Estádio Beira-Rio, Palácio Piratini, Centro Administrativo do Estado e Assembleia Legislativa em Porto Alegre/RS; Teatro Amazonas em Manaus/AM; Ponte da Ilha do Frade e a sede da Justiça Federal em Vitória/ES; passarela em Linhares/ES; Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, Calotas do Parque Piracema e o monumento da UNILA em Foz do Iguaçu/PR; Torre Alta Vila em Belo Horizonte/MG; Câmara Municipal de Campo Grande/MS; o prédio da Justiça Federal e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região em Recife/PE.

Mídias sociais e imprensa

Por mais um ano, as mídias sociais e a imprensa foram aliadas do Unidos pela Vida na divulgação do Setembro Roxo. Na imprensa, foram 55 matérias publicadas,, 20 rádios parceiras divulgando o spot oficial da campanha e 19 emissoras de televisão – incluindo a Globo Nacional – transmitindo o vídeo oficial do Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2022.

Os posts da campanha tiveram mais de 3 milhões de impressões nas mídias sociais, alcançando mais de 1 milhão de pessoas e resultando em mais de mil cliques no site oficial da campanha (setembroroxo.unidospelavida.org.br), plataforma que recebeu mais de 2 mil acessos ao longo do mês de setembro.

Em mais um ano de parceria com a Midialand, o vídeo da campanha também foi veiculado nos terminais e TVs dos ônibus em Curitiba/PR na primeira quinzena do mês. Além disso, os vídeos da campanha tiveram quase 155 mil visualizações apenas no YouTube.

Influenciadores

Também contamos com o apoio de parceiros conhecidos na mídia e que, com sua influência, tornaram a fibrose cística mais conhecida entre 1.057.000 pessoas! Destaque para a jornalista e apresentadora Izabella Camargo, o professor de Jiu-Jitsu Marco Barbosa, e o perfil oficial do Quelinho, que produziu duas tirinhas especiais sobre a campanha. Clique aqui e aqui para conferir.

Advocacy

Em 1º de setembro, a comitiva do Instituto, formada pela Diretora Executiva, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, o Diretor de Políticas Públicas e Advocacy, Cristiano Silveira, e o Coordenador de Projetos e Relações Institucionais, Gabriel Johnson, esteve no Congresso Nacional em Brasília/DF, para divulgar a causa e as demandas da fibrose cística para deputados federais e senadores. As visitas tiveram o apoio da Malta Advogados, escritório de relações governamentais pro bono do Unidos pela Vida. A lista de gabinetes visitados pode ser visualizada clicando aqui.

Fortaleça este trabalho

O Setembro Roxo acabou, mas o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida continua durante todo o ano. Fortaleça nossas ações acessando www.unidospelavida.org.br/doe e escolhendo a melhor forma de contribuir.

O Unidos pela Vida agradece a todos os voluntários, patrocinadores, apoiadores e parceiros do Setembro Roxo 2022. UNIDOS, fizemos a diferença!

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá lhe ajudar com todas as suas perguntas.

Fale conosco