Situação das Enzimas Pancreáticas no Brasil

Instituto Unidos pela Vida - 29/05/2011 18:20

Muitas pessoas tem recorrido ao blog para perguntar da situação das enzimas. Acontece que desde o início do ano há falta de enzimas em muitos estados o que está gerando grande preocupação entre as pessoas de fibra.
A situação teve origem no meio do ano passado, quando a fabricante da Ultrase foi proibida pela FDA (órgão americano que controla a fabricação e comercialização de medicamentos) de continuar com a fabricação daquela enzima. Isso fez com que a demanda por Creon aumentasse muito trazendo dificuldades ao fabricante de atender à demanda mundial.
Os distribuidores da Ultrase aqui no Brasil, solicitaram a autorização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para comercializar no país uma outra enzima, mas essa autorização ainda não foi dada. Para complicar ainda mais, o fabricante do Creon decidiu também suspender a comercialização do medicamento em potes e passar a produzi-lo só em cartelas. Acontece que essa modificação também tem que ter autorização da ANVISA e isso leva tempo. Com isso, os estados que não tinham estoques suficientes de enzima, passaram a ter dificuldade de atender a toda a demanda.
O importante é você saber que a ABRAM, em conjunto com as associações regionais, está tomando todas as medidas necessárias para regularizar a situação junto à ANVISA e ao Ministério da Saúde com o acompanhamento do Ministério Público Federal.
Nossa expectativa é de que o fornecimento de enzimas pancreáticas seja normalizado nas próximas semanas.
Em caso de dúvida, procure a associação regional mais próxima e informe-se sobre a situação dos estoques no seu estado.
Se tiver enzimas em estoque, principalmente se essas estiverem próximo da data de validade, considere doá-las para associação para que sejam distribuídas entre os pacientes que não estão tendo acesso a essa medicação.
Por Cristiano Silveira, Biólogo.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco