Um ano de pandemia – A atuação do Unidos pela Vida

Comunicação IUPV - 12/03/2021 16:58

Nesta semana muito se falou sobre o marco de um ano da pandemia do novo coronavírus, situação que trouxe mudanças para a vida de todos, no mundo inteiro, e no Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística não seria diferente. Além de passar a atuar em home office, no decorrer de todo esse ano a equipe do Instituto dedicou parte de seu trabalho a trazer conteúdos informativos sobre o assunto, sempre relacionados às especificidades de quem tem fibrose cística.  

De uma maneira acessível e didática, os materiais produzidos ajudaram a tirar as principais  dúvidas, a partir de orientações e entrevistas com profissionais da saúde que compartilharam seu conhecimento com um único propósito: ajudar o público a passar por esse momento da melhor maneira possível.

Para a fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, a pandemia, mais do que nunca, trouxe a oportunidade para que todos pudessem se reinventar. “Desde março do ano passado passamos a olhar de outra forma para nossas ações. Projetos que antes eram feitos de maneira presencial foram realizados em plataformas online, garantindo a segurança e a acessibilidade de todos. Mesmo em meio a tantas dificuldades, nos reinventamos para seguir oferecendo projetos e informações de qualidade para quem nos acompanha e precisa do nosso trabalho.”

E como isso foi feito? Por meio do Programa de Comunicação e Suporte, com textos, artes, podcasts e vídeos. Confira abaixo cada uma dessas ações:

Websérie Conversando sobre fibrose cística em tempos de coronavírus: 11 vídeos produzidos com informações específicas para a comunidade da fibrose cística brasileira, tratando temáticas como exercício físico, utilização de máscara e saúde mental.

Coluna Tô em Casa: 45 posts com dicas de entretenimento e educação para crianças e adultos realizarem durante o período de isolamento social.

Série Especial Coronavírus: 27 textos publicados no site do Instituto sobre medidas de proteção, recomendações específicas para pessoas com fibrose cística e familiares, nutrição, fisioterapia, entre outros.

Podcast: 3 edições com entrevistas exclusivas sobre o tema.

Rodando o Brasil Online: projeto realizado pela Vertex Pharmaceuticals com apoio do Unidos pela Vida, com o objetivo de, por meio de 12 videoaulas ao vivo, levar informações didáticas sobre fisioterapia respiratória para familiares, pessoas com fibrose cística, estudantes, profissionais da saúde e demais interessados no período de pandemia, visto que os atendimentos nos Centros de Referência estavam suspensos ou reduzidos. 

Conselheiro estratégico do Unidos pela Vida, coordenador da Equipe de Fibra e presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ), Cristiano Silveira afirma que todas as ações realizadas pelo Instituto desde o início da pandemia trouxeram materiais relevantes para toda a comunidade.“Foram compartilhadas informações didáticas, de qualidade e o mais importante de tudo, confiáveis para as pessoas com fibrose cística e familiares que passaram por momentos de muitas dúvidas desde que toda essa situação teve início. Tenho certeza de que isso fez toda a diferença, ajudou e segue ajudando todos que ainda têm perguntas e buscam materiais sobre o tema.”

E o trabalho não para por aqui!

Durante 2021, o Unidos pela Vida seguirá produzindo conteúdos específicos sobre a pandemia e também relacionados à fibrose cística. Além disso, muitos outros projetos e ações serão realizados neste ano em que o Instituto completará 10 anos. Quais outros temas e conteúdos você gostaria de ver aqui? Mande suas sugestões para contato@unidospelavida.org.br ou pelo WhatsApp (41) 99636-9493. Todas as ideias são muito bem-vindas e ajudarão a ampliar e melhorar ainda mais esse trabalho informativo. Contamos com a sua participação!

Por Kamila Vintureli e Mônica Herculano

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco