Unidos pela Vida participa de evento promovido pela Conitec em São Paulo

Instituto Unidos pela Vida - 25/10/2017 17:52

Conitec convida Associações de Pacientes para discutir o envolvimento da sociedade no trabalho da Comissão

Nos dias 19 e 20 de outubro, no Hotel Transamérica Prime International Plaza, em São Paulo/SP, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, participou do evento “Entendendo a Incorporação de Tecnologias em Saúde – como se envolver”, organizado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

A atividade contou com a presença de pacientes e gestores públicos, que puderam dialogar com membros da Secretaria-Executiva da Conitec sobre a participação social no processo de gestão e incorporação das tecnologias em saúde no SUS.

Promovido pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), o evento teve como objetivo levar informação e educação aos representantes de pacientes, a fim de ampliar e qualificar o engajamento social nas etapas que antecedem a disponibilização de tecnologias em saúde no SUS.

SIMULAÇÃO DE PLENÁRIA
Na programação, foi simulada uma reunião do Plenário da Conitec, ocasião em que os participantes puderam discutir e deliberar sobre a incorporação, ou não, de medicamentos específicos no SUS, uma forma de trocar experiências e demonstrar a complexidade de fatores envolvidos no trabalho da Comissão, que inclui a elaboração de protocolos clínicos e a articulação com canais envolvidos no processo.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Uma das atribuições do Departamento que assiste a Conitec é promover ações que favoreçam e estimulem a participação social na incorporação de tecnologias em saúde no SUS, por isso a importância de se aproximar cada vez mais de pacientes. “Saber sobre os meios de acesso garante empoderamento. Precisamos pensar juntos no Sistema de Saúde que queremos ter. A construção desse diálogo é primordial. Queremos aqui responder uma pergunta essencial: Como se envolver nesse processo?”, comentou Aline Silva, tecnologista do DGITS.
Realizado em sua primeira edição, o fórum contabilizou 103 participantes e a avaliação dos resultados é positiva, tendo em vista a ampliação do diálogo entre gestores de saúde e pacientes, uma forma de evidenciar a co-responsabilidade que a sociedade tem no controle das políticas públicas destinadas à saúde.

Publicado por Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), com adaptações
Fonte: http://conitec.gov.br/ultimas-noticias-3/16795-forum-discute-participacao-social-na-incorporacao-de-tecnologias-em-saude

Fale conosco