Unidos pela Vida participa do IV Congresso da REBRATS

Comunicação IUPV - 20/10/2023 09:57
IV Congresso da REBRATS

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, participou do IV Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), evento realizado em Brasília/DF, de 16 a 20 de outubro.

Em 18 de outubro, a diretora geral do Instituto, Marise Basso Amaral, participou da mesa redonda “Tomada de decisão em saúde: a dimensão ética da ATS”. No mesmo dia, a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, esteve no Café com Inovação “Participação social: a importância das múltiplas perspectivas”.

Para Marise, participar do Congresso foi algo extremamente valioso. “Vivenciamos momentos de trocas importantes e de um reconhecimento da ética enquanto um princípio básico desde o início da ATS, e que precisa ser cada vez mais ampliada, discutida e enfrentada, contribuindo para as melhores tomadas de decisão.”

Verônica complementa dizendo que saiu do evento fortalecida após observar uma diferente forma de escuta, abertura e um compromisso com a ciência, com a saúde e com a vida.

“Buscamos dialogar sobre os próximos passos do tratamento das pessoas com fibrose cística, atualização de PCDT e chegada efetiva das medicações na mão de quem precisa e observamos um empenho para que tudo aconteça o mais breve possível.”

Apresentação de trabalho

No dia 19 de outubro, Verônica apresentou o trabalho intitulado “O papel dos diferentes atores no trabalho com evidências de vida real em consultas públicas da Conitec e o tripé de sustentação para a qualidade das decisões”, na modalidade de apresentação oral, com recortes de sua pesquisa de Mestrado e reforçando a importância da consideração efetiva das contribuições trazidas por pacientes e demais usuários do SUS nas consultas públicas, no processo de tomada de decisão. O resumo estará disponível em breve nos Anais do evento.

Para saber mais sobre o IV Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), clique aqui e acesse o site oficial do evento.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco