Vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidades como a fibrose cística tem início em Curitiba/PR

Comunicação IUPV - 13/05/2021 12:20

A vacinação contra a covid-19 entre indivíduos com comorbidades, lista em que as pessoas com fibrose cística estão incluídas, começou também na cidade de Curitiba/PR. De acordo com comunicado da prefeitura, esta etapa do calendário vacinal teve início no dia 11 de maio para pessoas com uma das 22 comorbidades listadas e que tenham entre 18 e 59 anos, e seguirá por critério de idade, sendo convocado inicialmente os pacientes com 59 anos, até os mais novos (até 18 anos completos).

O atendimento acontece nos 18 pontos de imunização da cidade das 08h às 17h e todos precisaram apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência em Curitiba/PR e levar uma caneta para uso individual

Além dos documentos acima, quem faz tratamento na rede privada precisará apresentar uma declaração médica já disponibilizada no portal do CRM-PR, assinada pelo médico que realiza o acompanhamento e com a indicação do diagnóstico para fibrose cística (ou de uma das 22 comorbidades, como por exemplo diabetes, hipertensão). Além disso, para evitar filas, as pessoas que não são usuárias do SUS devem preencher antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site, clicando aqui.

Pessoas que fazem acompanhamento nas Unidades de Saúde de Curitiba/PR serão avisadas pelo aplicativo Saúde Já sobre o agendamento para a vacinação. Caso você ainda não tenha no seu aparelho, procure por “SAÚDE JÁ” na loja de aplicativos do seu celular (App Store para iOS e Play Store para Android) para baixar e receber a notificação.

Verônica Stasiak é fundadora do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, tem fibrose cística e mora na cidade de Curitiba/PR. Ela reforça a importância da vacinação contra a covid-19 para a proteção de toda a população.

“Embora ainda estejamos longe do fim da pandemia, e mesmo vacinados todos os demais cuidados ainda são extremamente importantes – máscara, distanciamento, álcool, até que a maioria da população esteja vacinada, saber que as vacinas já estão sendo aplicadas é um alento, uma esperança, uma segurança. Estamos todos torcendo para que a vacina chegue o mais rápido possível para todos, e reitero o reconhecimento e respeito a todos os pesquisadores e ao tão importante SUS!””

Além do aplicativo Saúde Já, você pode acompanhar o avanço da vacinação em Curitiba/PR pelos canais de comunicação oficiais da prefeitura e pelo site www.curitiba.pr.gov.br. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo (41) 99636-9493 ou contato@unidospelavida.org.br.

Por Kamila Vintureli

Referências: 

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/comorbidades-curitiba-abre-vacinacao-para-pessoas-com-57-e-mais/58888

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco