Vacinação contra a covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos tem início no Brasil

Comunicação IUPV - 17/01/2022 17:54
Olga tem 5 anos, fibrose cística e se vacinou contra a covid-19

No último domingo (16/01) começou no Brasil a vacinação contra a covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos. O primeiro lote de imunizantes destinados a esse público chegou no dia 13 de janeiro e, de acordo com o Ministério da Saúde, sua distribuição está sendo feita de forma igualitária para todo o país e levando em consideração a projeção da Estimativa IBGE para essa população espalhada entre os Estados brasileiros. É importante lembrar que a única vacina contra a covid-19 aprovada até o momento para a aplicação em crianças de 5 a 11 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a Pfizer. 

Em Nota Técnica, o Ministério da Saúde recomendou que a imunização deste grupo siga uma ordem de prioridade, iniciando-se pelas crianças com comorbidades – como a fibrose cística – ou deficiências permanentes, indígenas, quilombolas e crianças que moram com pessoas que possuem alto risco de evoluir para quadros graves da doença.

Diversos Estados pelo Brasil estão seguindo essa ordem, e por isso, crianças diagnosticadas com fibrose cística já começaram a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Uma delas foi a Olga, de 5 anos e que mora em Aracaju/SE. De acordo com a sua mãe de fibra, Manoela Veloso Passos, após a aplicação do imunizante o sentimento foi de grande alívio e felicidade.

“Olga ser vacinada é uma luz no fim do túnel. Com tantas inseguranças e sensação de impotência por tanto tempo, agora ela está um pouco mais protegida para voltar à escola, por exemplo. Essa vacinação de outra faixa etária também significa que mais pessoas podem ser imunizadas, e assim, damos mais um passinho em direção a contenção da covid-19.”

É familiar de uma criança com fibrose cística entre 5 e 11 anos? É fundamental que você acompanhe diariamente os canais oficiais de comunicação da sua prefeitura para não perder nenhuma informação sobre o início da imunização para essa faixa etária na sua cidade. Pais ou responsáveis deverão estar presentes e manifestar a sua concordância no momento da vacinação da criança. Em caso de ausência, a aplicação da dose deverá ser autorizada por meio de um termo de assentimento por escrito.

Sociedade Brasileira de Pediatria

Em Nota de Alerta publicada em 28 de dezembro de 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirmou que a carga da covid-19 em crianças no Brasil está longe de ser algo negligenciável. “A presença de uma variante como a ômicron, com maior transmissibilidade, mesmo se comprovada sua menor gravidade, torna grupos não vacinados (como crianças menores de 12 anos) mais vulneráveis ao risco da infecção e suas complicações, conforme vem sendo observado em outros países com presença desta variante. Neste contexto epidemiológico, estamos convencidos que ampliar o benefício da vacinação a este grupo etário é sim uma prioridade”. Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Se você é familiar ou responsável por uma criança diagnosticada com fibrose cística ou tem a doença e ainda está em dúvida sobre a imunização contra a covid-19, entre em contato com a equipe médica do seu Centro de Referência. Esses profissionais poderão compartilhar mais informações sobre o tema e ajudar a esclarecer seus questionamentos.

Por Kamila Vintureli

Referências

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23325b-NA_Vacinas_COVID-19_em_crc_no_BR_Uma_questao_prioritaria_SaudePubl.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19/notas-tecnicas/2022/nota-tecnica-02-2022-vacinacao-de-5-11-anos.pdf/view

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco