Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac entre crianças de 3 a 5 anos

Comunicação IUPV - 14/07/2022 17:21

Nesta quarta-feira (13/07), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou o uso emergencial da vacina CoronaVac para crianças entre 3 e 5 anos. A decisão foi unânime e, de acordo com o Ministério da Saúde, não indicou restrições para a aplicação do imunizante entre crianças imunossuprimidas com essa idade.

A liberação para a faixa etária de 6 a 17 anos foi realizada em janeiro de 2022. Clique aqui para relembrar. Na época, a autorização não foi feita para crianças abaixo dessa idade pela falta de dados suficientes que comprovassem a segurança e eficácia do imunizante. Na reunião de 13 de julho, a Agência analisou conteúdos submetidos pelo Instituto Butantan, que compartilhou informações de pesquisas realizadas no Chile, região onde a vacina da CoronaVac já é utilizada por pessoas entre 3 e 5 anos.

Além desses dados, de acordo com o Ministério da Saúde, a Anvisa também fez a liberação com base em “pesquisas sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil, pareceres das Sociedades Médicas convidadas, evidências de vida real e dados de literatura científica publicados.” Clique aqui para conferir mais informações sobre os dados analisados.

Crianças com fibrose cística podem se vacinar?

De acordo com o presidente do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), Dr Antônio Fernando Ribeiro, não existe nenhuma contraindicação relacionada à fibrose cística para aplicação do imunizante em crianças com a doença. “Do ponto de vista científico, o risco da vacina é muito baixo em relação ao benefício de promover a proteção das crianças vacinadas”, afirmou.

Dr Antônio ainda relembra que a tecnologia utilizada na produção da CoronaVac é tradicional e semelhante a de vacinas que já fazem parte da vivência dessas crianças e que são aplicadas normalmente. “O risco desse imunizante em comparação com as vantagens que ele pode trazer é incomparável. Os riscos são baixos e a proteção é boa, imunizando essas crianças que, infelizmente, não estão isentas de apresentar quadros graves de Covid-19.”

Para finalizar, Dr Antônio reforça que, caso haja dúvida em relação à vacinação ou não de uma criança com fibrose cística ou imunossuprimida, é fundamental que o médico que acompanha o caso seja consultado para mais orientações. “Acreditamos que o recomendado pelo Ministério da Saúde deve ser seguido, mas caso exista alguma questão ou preocupação da família, recomenda-se que os profissionais da saúde que fazem o acompanhamento dessa criança sejam consultados para uma decisão conjunta.”

Como será a aplicação?

O Ministério da Saúde também informou que crianças entre 3 e 5 anos receberão a mesma dose da CoronaVac já aplicada entre crianças acima de 6 anos e adultos. A autorização será para aplicação de duas doses, no intervalo de 28 dias.

Ainda não foi definido um prazo para o início da imunização dessa faixa etária no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e a decisão deverá ser feita pelo Ministério da Saúde. É importante lembrar que a vacina da Pfizer, aprovada para pessoas a partir de 5 anos, já está disponível para aplicação.

Dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19?

Se você é familiar ou responsável por uma criança diagnosticada com fibrose cística ou tem a doença e ainda está em dúvida sobre a vacinação contra a covid-19, entre em contato com a equipe médica do seu Centro de Referência. Esses profissionais poderão compartilhar mais informações sobre o tema e ajudar a esclarecer seus questionamentos.

Por Kamila Vintureli

Referência:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-uso-emergencial-da-coronavac-para-criancas-de-3-a-5-anos

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-07/anvisa-libera-coronavac-para-criancas-de-3-5-anos

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco