Crianças de 5 a 11 anos são incluídas no Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19

Comunicação IUPV - 10/01/2022 15:26

Na última quarta-feira (05/01) o Governo Federal anunciou que crianças de 5 a 11 anos foram incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19. A expectativa é que as primeiras doses do imunizante da Pfizer, único aprovado até o momento para essa faixa etária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021,  cheguem no país em 13 de janeiro para o início da vacinação entre este público.

De acordo com nota divulgada pela Agência Brasil, mais de 20 milhões de doses foram reservadas para a aplicação entre crianças de 5 a 11 anos e o esquema vacinal será feito por meio da aplicação de duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas.

Em Nota Técnica, o Ministério da Saúde afirmou que o envio das doses será feito de maneira igualitária para todas as regiões do país e a distribuição será realizada levando em consideração a projeção da Estimativa IBGE para população de 5 a 11 anos distribuída entre os Estados brasileiros.

Além disso, o documento ressalta que será recomendada uma ordem de prioridade para vacinação deste público, iniciando-se pelas crianças com comorbidades – como a fibrose cística – ou deficiências permanentes, indígenas, quilombolas e crianças que moram com pessoas que possuem alto risco de evoluir para quadros graves da doença.

Fique atento!

Ainda não há uma data exata para o início da vacinação entre crianças de 5 a 11 anos, por isso, é importante que você acompanhe diariamente os canais de comunicação da sua prefeitura para não perder nenhuma informação e comunicados sobre o começo da imunização para essa faixa etária na sua cidade.

Além disso, lembre-se que os pais ou responsáveis deverão estar presentes e manifestar a sua concordância no momento da vacinação da criança. Em caso de ausência, a aplicação da dose deverá ser autorizada por meio de um termo de assentimento por escrito.

Importância da vacinação

Em Nota de Alerta publicada em 28 de dezembro de 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirmou que a vacinação contra a covid-19 entre crianças é uma questão de saúde pública. “Os estudos com a vacina de RNAm (BNT162b2) da Pfizer demonstraram que a doença e suas complicações são passíveis de prevenção, inclusive em adolescentes e crianças. Aumentar o universo de vacinados oferece além da proteção direta da vacina, possibilidade de redução das taxas de transmissão do vírus e das oportunidades de surgimento de variantes. Os eventos adversos relatados, tanto nos estudos clínicos como nos dados de farmacovigilância do mundo real, ocorrem de forma rara e em frequência substancialmente menor que os benefícios da vacinação.” Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Dúvidas sobre a vacinação?

Se você é familiar ou responsável por uma criança diagnosticada com fibrose cística ou tem a doença e ainda está em dúvida sobre a imunização contra a covid-19, entre em contato com a equipe médica do seu Centro de Referência. Esses profissionais poderão compartilhar mais informações sobre o tema e ajudar a esclarecer seus questionamentos.

Por Kamila Vintureli

Referências

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19/notas-tecnicas/2022/nota-tecnica-02-2022-vacinacao-de-5-11-anos.pdf/view

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-01/saude-anuncia-inclusao-de-criancas-na-vacinacao-contra-covid-19

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23325b-NA_Vacinas_COVID-19_em_crc_no_BR_Uma_questao_prioritaria_SaudePubl.pdf https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-aprova-vacina-da-pfizer-contra-covid-para-criancas-de-5-a-11-anos

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco