Yoga para adultos com Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 29/04/2015 10:00

Yoga-And-CFNós já falamos por aqui  que o yoga é uma atividade que pode ajudar no tratamento de crianças que têm Fibrose Cística. A prática diminuir as dores musculoesqueléticas, reduz a ansiedade e a dificuldade para dormir, além de também permitir que os pequenos fiquem mais relaxados e respirando com mais facilidade depois do exercício.

Mas e nos adultos, quais são os benefícios?! Além de diminuir o estresse, o yoga aumenta a capacidade vital, melhora a postura e a resistência, além de dar força e flexibilidade.

Já ficou tão comprovado que o yoga faz bem no tratamento da Fibrose Cística, que diversos grupos de pessoas com FC que praticam o exercício estão sendo formados nos Estados Unidos. Um deles ganhou bastante relevância, e é conhecido como Breathe Hope (Respire Esperança, em português).

Formado por estudantes da Universidade de Ohio, o Breathe Hope tem o objetivo de levar esperança e proporcionar alívio no tratamento das pessoas com Fibrose Cística através do yoga. Em entrevista ao site The Lantern, a presidente do grupo, Hannah Rinehardt, do quarto ano de química na instituição, explica que o fato de a atividade trabalhar com a respiração ajuda diretamente no tratamento da FC. Além disso, segundo ela a atividade é essencial para que as pessoas consigam criar compaixão pelo próximo. “Quando respiramos adequadamente, conseguimos refletir a respeito das ações que tomamos e afetam os outros”, conta ela.

Ficou interessado em começar a praticar esse exercício e consequentemente melhorar o seu tratamento para a Fibrose Cística?! Então procure centros de yoga da sua cidade, que contam com profissionais treinados para ensinar os exercícios da melhor maneira possível.

Caso você nunca tenha praticado yoga, comece com aulas mais suaves e orientadas para a respiração e alinhamento do corpo. Deixe as de alongamento e fortalecimento intenso para depois! Mas nunca deixe de seguir as orientações médicas e dos profissionais de fisioterapia e educação física que te acompanham.

Se você já tiver o hábito de se exercitar, procure inserir na sua série os movimentos do vídeo a seguir, que traz posições do yoga especiais para quem tem Fibrose Cística (lembre de sempre conversar com o seu instrutor antes, ok?!)

Além de melhorar no seu tratamento, temos certeza de que o yoga vai ser bom em todas as esferas da sua vida!

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fonte: (1)

Fale conosco