Yoga & Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 27/01/2015 08:00

yoga

Os benefícios de saúde que a prática de Yoga proporciona já são bem conhecidos. A atividade é conhecida como forma de reduzir o stress e melhorar a amplitude dos movimentos, força e respiração, mas também como forma de ajuda para controlar determinadas condições e doenças. A prática traz benefícios para quem sofre com problemas cardíacos e pressão alta, e de acordo com estudos recentes do Hospital Minnesota Children, a prática de Yoga pode ser benéfica para crianças com Fibrose Cística (FC). O estudo, realizado ao longo de seis semanas, provou que a atividade pode ajudar a aliviar o estresse e problemas respiratórios em crianças com FC.

Nos últimos anos, pesquisas e recursos dedicados à FC estão crescendo rapidamente. Com isso, um centro de estudos e testes nos Estados Unidos realizou uma pesquisa inicial com crianças que foram diagnosticadas com FC, e revelaram alguns pontos característicos entre elas. São eles:

  • Ansiedade
  • Dores musculoesqueléticas
  • Dificuldade para dormir

Cientistas levaram adiante uma teoria de que o exercício que a prática de Yoga oferece seria capaz de aliviar ou reduzir alguns desses sintomas em crianças com FC. Para isso, um estudo foi realizado a fim de comprovar essa teoria. Os resultados? As crianças ficavam mais relaxadas e respirando mais facilmente após a prática de Yoga.

Pergunte ao seu médico ou pediatra sobre os exercícios de Yoga, caso você tenha uma criança com FC.

E você? Conhece alguém com Fibrose Cística que pratica Yoga? Divida sua história com a gente!

Texto original: aqui

Traduzido por Leandro de Oliveira Martins: Graduado em Recursos Humanos pela Faculdade Tecnológica OPET – Curitiba, professor de Inglês na Global Language School, atua como voluntário no Hospital Cajuru no acompanhamento solidário de pacientes e é voluntário de Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida, também colaborando com a tradução de textos técnicos para publicação em nosso site.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fonte imagem: (1) 

Fale conosco