Medicamentos para asma grave recebem recomendação final favorável da Conitec para incorporação no SUS

Comunicação IUPV - 16/12/2024 17:54

Os medicamentos benralizumabe, dupilumabe e omalizumabe para asma grave receberam recomendação final favorável para a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). 

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (16/12), durante a 22ª reunião extraordinária da Comissão. Clique aqui para acessar a ata divulgada. Durante a plenária, foram apresentadas as contribuições recebidas nas consultas públicas nº 85 e 87 referentes aos medicamentos.

Sobre o benralizumabe

A comissão foi favorável à incorporação do benralizumabe para o tratamento adjuvante de manutenção para asma grave com fenótipo eosinofílico em pacientes adultos. Vendido sob o nome comercial Fasenra©, ele é um anticorpo monoclonal de aplicação subcutânea que atua na redução de exacerbações causadas pela doença, podendo melhorar a respiração e reduzir a necessidade de corticosteroides orais.

Sobre o dupilumabe e omalizumabe

Durante a reunião, a Conitec também fez a recomendação final favorável para a incorporação no SUS do dupilumabe e para manter a incorporação do omalizumabe para o tratamento de pacientes com asma grave com fenótipo alérgico. O dupilumabe é um anticorpo monoclonal humano da classe IgG4 que inibe as citocinas IL-4 e IL-13, elementos chave na fisiopatologia da inflamação alérgica.

Próximos passos

Agora, as recomendações finais da Conitec são enviadas, por meio de relatórios técnicos, ao Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS), responsável pela decisão final sobre a incorporação das tecnologias no SUS.

O Instituto Unidos pela Vida seguirá acompanhando de perto todo este processo para compartilhar todas as atualizações sobre esses temas em seus canais de comunicação.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco