Participe da consulta pública nº 35 do PCDT de DPOC até 18 de junho

Comunicação IUPV - 09/06/2025 16:26

A consulta pública para atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) já está aberta para receber a sua contribuição até o dia 18 de junho de 2025. Para participar, basta clicar aqui e deixar a sua contribuição na consulta pública nº 35 referente ao documento.

O novo texto contempla a incorporação de dois novos medicamentos para o tratamento da DPOC grave e muito grave com perfil exacerbador no SUS, atualizações nos critérios diagnósticos conforme o GOLD 2024, e a reorganização da classificação de risco dos pacientes (do modelo ABCD para ABE). Além disso, foram incluídas orientações atualizadas sobre o uso de medicamentos, fisioterapia respiratória, reabilitação pulmonar, oxigenoterapia e estratégias de autocuidado.

Parecer inicial da Conitec

A recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) foi favorável à atualização do PCDT de DPOC. Mas lembre-se: antes de contribuir, clique aqui e confira a proposta de atualização.

O que é um PCDT?

De acordo com a Conitec, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença, tratamento, medicamentos e outros produtos apropriados para aquela patologia, as doses recomendadas,  mecanismos de controle clínico, além do acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Na DPOC, este material traz todas as informações sobre medicamentos recomendados para o tratamento da doença e que estão disponíveis pelo SUS. Ou seja, caso a sua equipe médica recomende esses itens, é seu direito recebê-los gratuitamente. 

Além disso, o texto também compartilha informações sobre os principais sintomas da doença, as formas de diagnóstico e acompanhamento, tornando-se um material extremamente importante para a orientação de pessoas em busca do diagnóstico ou já diagnosticadas, familiares e profissionais da saúde.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Unidos pela Vida pelo telefone (41) 99630-0022 ou com a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) pela Central do Pulmão, no número 0800 042 0070.

Referências:

CONITEC. Relatório preliminar para atualização do PCDT de DPOC Consulta Pública 35. Brasília: Conitec, atualizado em 29  de maio de 2025. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatorios/2025/relatorio-preliminar-pcdt-dpoc-cp-35. Acesso em: 9 jun. 2025.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT. Portal Gov.br, publicado em 30 maio 2023, atualizado em 09 jun. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt. Acesso em: 9 jun. 2025. 

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.