Consultas públicas Kalydeco e Orkambi: muito obrigado pela sua participação

Comunicação IUPV - 02/09/2020 15:06

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, agradece à todas as pessoas com fibrose cística, familiares, amigos, associações de assistência e profissionais da saúde que participaram das  consultas públicas referentes aos medicamentos Kalydeco (ivacaftor) e Orkambi (lumacaftor/ivacaftor) deixando suas contribuições entre os dias 12 e 31 de agosto de 2020, no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Acreditamos a participação de todos poderá fazer a diferença na tentativa de reverter a recomendação inicial desfavorável à incorporação dos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), além de outras variáveis como redução de preço e apresentação de novas evidências científicas. De acordo com a fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, a união de toda a comunidade durante esse período foi algo fundamental e que pode mudar o cenário da fibrose cística no país.

“Foram dias intensos, antes e durante as consultas, de muitas reuniões, articulações e diálogo,sempre salientando a importância da participação qualificada de todos nas consultas. Estamos torcendo para que possamos fazer a diferença. Vamos seguir trabalhando para que as pessoas com fibrose cística tenham acesso ao que há de melhor para o tratamento da doença. Agradeço imensamente a todos que participaram e reforço que o Unidos pela Vida segue atuando e à disposição de todos”, afirmou Verônica.

Após o encerramento do período de participação, todas as contribuições enviadas serão organizadas e adicionadas aos relatórios técnicos para, na sequência, serem analisadas pelos membros do plenário da Conitec. 

Depois do período de análise e discussão, os membros do plenário da Conitec realizam a recomendação final sobre a incorporação de cada medicamento. Essa recomendação é enviada, por meio de um relatório técnico, ao Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), responsável pela decisão final sobre a incorporação no SUS. Informaremos através dos nossos canais quando houver data para a próxima reunião, onde será apresentada a decisão final. 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco