Apreciação inicial do Trikafta® será feita na 117ª reunião da Conitec nesta quarta-feira (29/03)

Comunicação IUPV - 27/03/2023 11:42

Nos dias 28 e 29 de março será realizada a 117ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Entre as pautas do dia 29 de março (quarta-feira) está a apreciação inicial do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®). Clique aqui para conferir todos os itens que serão abordados na plenária.

Por meio do espaço Perspectiva do Paciente da Conitec, a reunião contará com a participação de uma pessoa com fibrose cística e que faz uso do medicamento Trikafta®, e que poderá falar por dez minutos sobre a sua experiência utilizando a medicação, e compartilhando evidências do que já sentiu de benefícios com o tratamento. Essa participação é extremamente importante para que os membros do Comitê de Medicamentos, antiga plenária, possam conhecer relatos de vida real. 

Sua presença na reunião foi viabilizada por meio de uma chamada pública aberta previamente no site da Comissão, e ele foi selecionado por sorteio realizado entre todos os inscritos. 

Ao final da 117ª reunião, a Conitec publicará na ata pós-reunião se sua recomendação inicial para incorporação do Trikafta® no Sistema Único de Saúde (SUS) é favorável ou desfavorável, fazendo o encaminhamento para Consulta Pública. Alguns dias depois, a consulta pública será aberta, e todos podem e devem participar. 

Você pode saber mais sobre a importância da sua participação em Consultas Públicas e como se preparar para quando a do Trikafta® for publicada clicando aqui.

O registro do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®) foi aprovado no Brasil pela Anvis asomente para uso em pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais e que tenham pelo menos uma mutação F508del no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR), e que tenham indicação médica para utilização.

O time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística seguirá compartilhando todas as informações sobre a sequência do processo de incorporação do Trikafta® em seu site e canais de comunicação. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou pelo telefone (41) 99630-0022.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco