Atualização do Protocolo Clínico da Fibrose Cística tem recomendação final favorável da Conitec 

gabriel - 08/03/2024 16:02

No dia 08 de março foi realizada a 127ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária, o Comitê de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Comissão realizou a apreciação final do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da fibrose cística. 

De acordo com a pauta divulgada, a atualização do PCDT da fibrose cística teve recomendação final favorável. Clique aqui para conferir a pauta na íntegra. Ainda não é possível saber a redação final do texto, e quais contribuições da consulta pública foram incorporadas ao texto, mas em breve o vídeo com a gravação da reunião será divulgado, bem como o relatório final.

O documento agora passa por aprovação final do Secretário da SECTICS, processo normal após a recomendação do Comitê da Conitec, e a portaria de decisão sobre a atualização será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O que é um PCDT?

De acordo com a Conitec, os PCDTs são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde, qual o seu tratamento, os mecanismos de controle clínico, acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na fibrose cística, ele traz todas as informações sobre medicamentos recomendados para o tratamento da doença e que estão disponíveis pelo SUS. Ou seja, caso a sua equipe médica ou do seu filho recomende esses itens, é seu direito recebê-los gratuitamente. 

Além disso, o texto também compartilha informações sobre os principais sintomas da doença, as formas de diagnóstico e acompanhamento, tornando-se um material extremamente importante para a orientação de pessoas em busca do diagnóstico ou já diagnosticadas, familiares e profissionais da saúde.

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística seguirá acompanhando de perto a atualização do novo PCDT da fibrose cística e trará todas as atualizações em seus canais de comunicação. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou telefone (41) 99636-9493.

Por Kamila Vintureli, Gabriel Johnson e Verônica Stasiak

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco