Participe da consulta pública para ampliação de uso da dosagem de cloreto no suor até dia 03 de outubro

Comunicação IUPV - 14/09/2022 16:28

A consulta pública nº 62, referente a  ampliação de uso da dosagem de cloreto no suor para pacientes com fibrose cística a partir de seis anos, já está aberta para receber a sua contribuição até dia 03 de outubro de 2022. Para participar, basta clicar aqui e deixar a sua contribuição.

O que é o Teste do Suor?

O Teste do Suor é considerado como o exame padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística. É indicado para recém-nascidos com alteração no Teste do Pezinho e pessoas que apresentem os sintomas característicos da doença (tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, diarreia, dificuldade para ganhar peso e estatura) ou que tenham histórico familiar de fibrose cística. Saiba mais clicando aqui.

Como participar?

Por conta das mudanças feitas na plataforma, agora, antes de deixar a sua contribuição, será preciso ter uma conta e estar logado no portal Gov.br. Para isso, basta clicar aqui para fazer o seu login. Depois, será preciso retornar para a página da consulta pública nº 62, clicando aqui, para participar.

Dois relatórios estão disponíveis no site: o Relatório Técnico (para profissionais da saúde, centros de referência e sociedades médicas) e o Relatório para Sociedade (para pessoas com fibrose cística, familiares, associações e toda a comunidade). É fundamental que você faça a leitura do relatório antes de deixar a sua contribuição.

Em qual formulário eu devo contribuir?

Se você é familiar, pessoa com fibrose cística, associação ou pessoa próxima, você deve deixar a sua contribuição no formulário intitulado Experiência e Opinião. Já se você é profissional da saúde, representante de centro de referência, sociedade médica ou conselho de classe, deixe a sua contribuição no formulário Técnico Científico.

Qual foi o parecer inicial da Conitec?

A recomendação inicial da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) foi favorável à ampliação do uso da dosagem de cloreto no suor para pacientes com fibrose cística a partir de seis anos. 

Após fazer a leitura do relatório e preencher as perguntas iniciais, na pergunta 06 você poderá informar que a ampliação do uso da dosagem de cloreto no suor DEVE ser incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) e justificar a sua resposta na questão seguinte. Além disso, na sequência do formulário, você poderá relatar a sua experiência com  a tecnologia avaliada.

Importante lembrar: a consulta pública nº 62 ficará disponível para participação somente até o dia 03 de outubro de 2022. É fundamental que você deixe a sua contribuição até essa data.

Tem dúvidas sobre como participar? 

Entre em contato com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Vamos esclarecer seus questionamentos e lhe ajudar da melhor maneira possível. Contamos com a sua participação!

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco