Depoimento – Fernanda dos Santos Rapucci Moraes

Comunicação IUPV - 20/05/2020 16:00

Compartilhamos agora a história da Fernanda dos Santos Rapucci Moraes. Ela mora em Alfenas, Minas Gerais, e é a mãe de fibra da Alana, de 1 ano de idade e diagnosticada com Fibrose Cística logo nos primeiros dias de vida.

“O primeiro Teste do Pezinho deu alterado e foi um susto. Nunca tinha ouvido falar em Fibrose Cística. Repetimos o exame, e após a realização do Teste do Suor, o diagnóstico se confirmou. Para mim, o mais difícil nesse momento foi a aceitação. Senti muito medo, fiquei triste, mas com o passar do tempo, consegui enxergar que o diagnóstico precoce foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Antes do resultado, a Alana não engordava, tive dificuldades em relação à amamentação, algo que sempre foi meu sonho, mas depois que se confirmou o diagnóstico e iniciamos o tratamento, tudo mudou. A Alana começou a ganhar peso, ter mais saúde e qualidade de vida”, relembrou Alana.

Logo que recebeu o diagnóstico, a Fernanda foi atrás de informações sobre a Fibrose Cística para conhecer mais sobre a doença. Ela afirma que o site do Unidos pela Vida se tornou uma referência e fonte rica de informações sobre o tema.

“Todos os conteúdos, principalmente os depoimentos, me ajudam muito, me dão esperança. A falta de conhecimento entre nossa família e até mesmo entre os profissionais da saúde que nos atenderam causou muita dificuldade no início, foi desgastante, principalmente porque a chegada de um recém-nascido por si só já acaba trazendo muita mudança na rotina da família, mas com o avanço do tratamento, isso foi mudando e agora o dia a dia está mais leve e tranquilo”, afirmou Fernanda.

Desde o diagnóstico, Fernanda e sua família se esforçam ao máximo para seguir com todas as etapas do tratamento da Alana para que ela tenha cada dia mais saúde.

“No início, seguir com o tratamento foi desafiador. A gente não se prepara para ter que passar por isso. A primeira internação da Alana foi quando ela tinha quase 5 meses. Ela começou a perder muito peso, tinha tosse, secreção. Foi um momento difícil, vivemos situações desafiadoras neste período, mas vencemos”, relembrou.

No dia 19 de maio a Alana completou um ano e no dia 20 de maio a Fernanda realizará uma live, às 19h, para que todos possam cantar parabéns para a Alana, visto que, por conta da pandemia causada pelo Covid-19, não foi possível fazer uma festa de aniversário presencialmente. Clique aqui para participar! Durante a transmissão você poderá fazer doações para a Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose (AMAM) e para a Fibrocis – Sociedade de Assistência à Fibrose Cística.

“Comemorar esse 1 ano da Alana é algo realmente especial. Foi um ano desafiador, cheio de mudanças na vida de toda a nossa família, mas apesar de todas as dificuldades, foi um ano bom e eu só tenho a agradecer. Agradeço pela minha vida, pela vida da Alana e sua saúde. Acredito que os momentos difíceis me deixaram mais fortes. Eu lembro de cada detalhe que vivemos nesse um ano e todos eles me fizeram ter mais força na vida, me fizeram valorizar ainda mais o dia de hoje. Acredito que precisamos sempre agradecer pelo que temos hoje e esse tipo de pensamento me ajudou a aceitar melhor a realidade que a Fibrose Cística nos trouxe”, finalizou Fernanda.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco